Acreditar sempre esteve em nosso DNA
Depois de dois anos de uma pandemia em que nossas conexões presenciais foram quase que extintas, ter um encontro presencial com todos os colaboradores é motivo de comemoração. Soma-se a isto o fato de que no último ano nosso quadro de colaboradores teve um aumento expressivo e, atualmente, somos 327 acreditadores sendo 170 tem menos de um ano de casa.
Com a possibilidade de nos reunirmos já que a imunização da população através das duas doses da vacina está praticamente completa, iniciamos o projeto de fazer acontecer um seminário presencial, é claro, com todos os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde: local aberto, distanciamento, uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e a participação presencial apenas daqueles com o calendário de vacinação em dia com as duas doses.
A data escolhida foi o dia 11 de dezembro, um sábado em a natureza nos presenteou com um dia ensolarado e lindo em que nos reunimos no Bier Garten Eltz em Rolante. Palco montando, roteiro pronto, cadeiras milimetricamente colocadas na plateia com blocos para anotações, caneta e o cronograma da programação do encontro esperando os Acreditadores tomarem seus lugares. Uma semana antes o evento, todos foram presenteados com camisetas e máscaras personalizadas com o tema do encontro e um mapa para que seguissem o caminho para chegar, pelo caminho uma surpresa: placas com a nossa heroína Genuína indicavam o caminho e já antecipavam as emoções que viveríamos neste dia tão especial.
Na entrada do evento os colegas eram recepcionados e direcionados ao túnel da memória, um espaço onde alguns elementos como camisetas de seminários e campanha antigas, livros, informativos e objetos da nossa história estavam expostos para destacar que nossa cultura, o DNA Acreditador e o nosso propósito já estavam presentes.
Assim que saiam do Túnel um café da manha esperava os colegas para que às 8h30 em ponto nosso seminário começasse a nos surpreender e emocionar. O colega Guilherme subiu ao palco e começou a dedilhar uma canção no violão, Fabio seguindo o exemplo do colega, sentou-se à bateria e seguiu o ritmo da canção iniciada. Alguns minutos depois, do fundo da plateia nosso Semeador da Cooperação, Celso Trentin surge cantando a versão em português da música Aleluia. Na na segunda estrofe, a acreditadora Jule se une a ele, seguida dos colegas Richard e Djuli cada qual acrescentando sua voz a melodia. O quarteto termina a apresentação musical no palco junto aos colegas do violão e bateria. Na plateia, palmas e lágrimas de emoção nos rostos surpreendidos dos colaboradores. Um espetáculo para iniciarmos a manhã criando conexões profundas com todos que estavam presentes e agradecendo por todas as conquistas e desafios do ano de 2021. Um dia especial que estava apenas começando.
Nosso Seminário além de ser um encontro esperado por muito tempo para nos unirmos presencialmente, também foi um dia de despedida. Nosso Farol da Cultura, Álvaro Link a partir de 2022 irá iniciar uma nova jornada junto a sua família. Partirá em viagem em seu motorhome desbravando outras paisagens longe da nossa área de atuação. O seminário é sua última participação, momento do “até breve” aos acreditadores e de passar o seu papel adiante para continuarmos sem ele, a trilhar a nossa própria jornada como cooperativa rumo a nossa visão compartilhada de incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro.
E como citei no início do texto. O nosso seminário é momento de se emocionar. Ainda secando as lágrimas e respirando fundo após a bela e surpreendente apresentação musical dos colegas, Celso toma a palavra para agradecer a parceria formada com Alvaro ao longo de tantos anos. Reconhecer, agradecer e reforçar a conexão, a importância dos lações e da confiança construída e de toda a história que juntos viveram e todo o legado que nosso primeiro acreditador Alvaro deixará para a Sicredi Caminho das Águas. Por sua vez, Álvaro sobe ao palco para agradecer as palavras, com a voz embargada pela emoção, nos conta que seu processo de luto está sendo mais duro do que imaginava e apesar de saber que aqui terá sempre amigos, e que nunca deixará de fazer parte da nossa cooperativa é difícil se despedir. Segurando a emoção, ele repete o mantar: “autocontrole, autocontrole, autocontrole”, prometeu a si mesmo que não iria se emocionar, mas o coração não responde como a razão gostaria e os olhos marejados traem a sua própria promessa. Aqui já vai um spoiler: Alvaro não fazia ideia de quanto mais iria se emocionar ao longo desta manhã.
É um momento de despedida, mas também um balaço de tudo que vivemos até aqui. Foram muitos os seminários que antecederam este momento e muita coisa construída de lá para cá. A programação preparada para este dia tem muita emoção, mas também tem conversas sérias e profundas sobre nosso DNA Acreditador e ainda nos recuperando deste momento de sentimentos a flor da pele, seguimos com nosso encontro de uma maneira que já virou nossa tradição: a música We Wil Rock You , do Queen. Com seu refrão, “Nós vamos sacudir você!”, pés e mãos batendo e fazendo com que nossa energia sintonize para iniciarmos nossos bate papos.
O primeiro painel do dia contou com a participação dos colegas Alvaro Link, Gabriela Kurmann, Paula Dal Castel e Sherlei Zucchetti e com nosso parceiro da Lobo Lab Marcelo Lubisco. O tema a conversa foi Mindset de Crescimento e como na nossa história, aqueles que vieram antes precisaram desafiar as crenças para seguir. Um texto resumindo nossa trajetória e a participação dos acreditadores para indicaram qual o sentimento que tiveram enquanto o relato era lido foram os norteadores do diálogo.
O segundo Bloco do Nosso encontro trouxe o Cuidado como foco da conversa entre Alvaro Link, Daniel Port, Lidiane Kuhn, Paula Dal Castel e Sherlei Zucchetti. No palco, as acreditadores Claudete Lima da Silva e Rochelle Bittencourt leram um texto com alguns exemplos do que é CUIDADO para nós e a partir disto o bate-papo trouxe como esta palavra tão pequena faz a diferença no nosso cotidiano e também é o diferencial do nosso relacionamento com os associados e comunidade.
Depois de uma breve pausa de intervalo, voltamos para nosso terceiro bloco para falar sobre Dor de Dono. Convidamos a Érica da Lobo Lab para conversar com os colegas Sherlei Zucchetti e Suane Nipper. Um vídeo com dois relatos de dor de dono dos colegas foi passado para exemplificar um pouco do que gostaríamos de trazer. Fugindo do protocolo, Sherlei aproveitou as duas cadeiras vazias que estavam no palco e abriu o espaço para que dois colegas corajosos se juntassem à conversa. Roberto Cazzetta e Scheyla Santos então subiram ao palco integrando suas percepções ao diálogo.
Um seminário que trouxe para a mesa as atitudes do DNA Acreditador e deu a oportunidade de discutirmos e ampliarmos a nossa consciência sobre a importância do mindset de crescimento, dor de dono e cuidado na nossa trajetória e para aprofundarmos o que queremos no nosso presente e futuro. Um momento de nos conectarmos, alinharmos nossos entendimentos e perspectivas para focarmos na mesma direção e potencializarmos os nossos resultados individuais e coletivos.
A fim de valorizar cada passo e cada pessoa que esteve conosco neste caminho, o último bloco chamado Acreditar está no nosso DNA iniciou homenageando os colegas que no ano de 2021 comemoram 10 e 15 anos de casa com um vídeo dos familiares e presentes. Com uma década na cooperativa os colegas Fernando Pierro, Lauriane Netto, Salete de Holanda e Cinara bandeira e com 15 anos de Sicredi Caminho das Águas a acreditadora Carina Vieira.
Valorizar a jornada e agradecer pelo empenho e dedicação ao longo dos anos, destacar a integralidade e o protagonismo de cada colega e contar um pouco a história da cooperativa através da história daqueles que compartilham o dia a dia com a gente é muito especial, aplausos e lágrimas e gratidão preencheram o local e até parece que o sol brilhou ainda com mais intensidade para honrar e homenagear estes Acreditadores.
Falamos do nosso passado, do nosso presente e do que queremos para a cooperativa para o futuro. Homenageamos aqueles que estiveram com a gente durantes estes anos e assim, podemos juntos olhar para a mesma direção rumo a nossa visão compartilhada, afinal somos nós, os acreditadores que fazemos a história e agora somos convidados a contá-la a fim de eternizá-la.
Recebemos em nosso seminário, de forma virtual, uma convidada muito especial lá de Portugal, a aconselhadora biográfica e escritora de memórias Regina Rappacci que está realizando um projeto de guardar nossas memórias em uma obra literária. Em um bate-papo com Paula, Sherlei, Álvaro e Daniel ela contou um pouco sobre como foi conhecer nossa cooperativa através do olhar e histórias de alguns dos nossos acreditadores e convidou todos a iniciar o compromisso, o acordo consigo mesmos de ser um ACREDITADOR.
No momento mão na massa os acreditadores escreveram uma carta para o futuro, uma forma de registrar para a posteridade nossos compromissos individuais. Uma forma de iniciar a escrita para a construção da nossa história futura. Cada acreditador colocou no papel seu coração, seu papel e sua vontade de seguir junto com a cooperativa.
Regina após conduzir este momento foi convidada a também ler a sua escrita rápida como o exercício foi chamado, mas para a surpresa dos presentes, ela ao invés de sua carta, começou a contar uma história diferente. Acontece que havíamos preparado uma surpresa de despedida ao Álvaro e Regina, nossa cúmplice, preparou um texto sobre sua vida. Enquanto contava, no palco subiram Adelaide, esposa do Álvaro e seus filhos Arthur e Davi, vestidos à caráter, como exploradores com roupas personalizadas, presente da cooperativa.
E as surpresas e homenagem não pararam por aí, assim como o autocontrole que o Alvaro tentou resgatar no começo do seminário que saiu correndo. Alvaro foi presenteado ainda com uma miniatura da agência móvel e de seu motorhome, uma alusão a sua última entrega na cooperativa e sua nova morada, uma foto postada em suas redes sociais e também com um livro muito especial, escrito pelas mais dos mais de 300 colaboradores que deixaram um recado para que Álvaro e sua família tenham a companhia dos acreditadores durante a viagem.
Que momento inesquecível, uma despedida em que as lágrimas são de gratidão por saber que tudo que foi vivido valeu a pena. Surpresa, emoção e muito amor para encerrar um ciclo e iniciar um novo caminho. Momento de passar o bastão, ou melhor, o crachá com o papel ressignificado nomeando oficialmente Sherlei como nosso novo Farol da Cultura.
E foi assim, com olhos marejados e o coração quentinho de felicidade por fazer parte de uma cooperativa que valoriza os colaboradores de forma integral, que se preocupa em criar conexões genuínas e verdadeiras e que permite a nós nos emocionarmos e vivermos nossos sentimentos com intensidade que encerramos o nosso seminário. E aquele refrão do Queen que repetimos no início do nosso encontro “Nós vamos sacudir você!” parece que cumpriu seu objetivo, pois todos fomos sacudidos por um turbilhão de sentimentos neste seminário que com certeza vai entrar para a história da Sicredi Caminho das Águas.
AUTORA: Thamires Rosa
Intérprete da Cultura
DATA: 11 de dezembro de 2021
TAGS: #Potencial #dordedono #cuidado #mindsetdecrescimento #liberaropotencial #negócioscomsignificado #relacionamentopróximo #associadonocentro #DNAAcreditador #Acreditadores #AcreditarestanonossoDNA