top of page

O tempo de inovar é agora 

Nos dias 13 e 14 de maio no HUB One Feevale em Novo Hamburgo aconteceu o primeiro Hackatime - Tempo de inovar, um evento disruptivo, inovador e muito desafiador que uniu 30 acreditadores da Sicredi Caminho das Águas e 30 colaboradores da Sicredi Pioneira em prol de um objetivo em comum: como tornar o Sicredi a principal instituição financeira do associado e atrair novos? 

Para solucionar este problema, os participantes foram convidados a pensar ideias e soluções dentro de 4 verticais: portifólio de produtos e serviços, experiência do associado/prospects, canais de atendimento/relacionamento e produtos não financeiros. 
 

Na rodada inicial, foram mais de 40 ideias sugeridas pelos presentes. Com as 10 mais votadas foram formados os grupos para iniciarem o trabalho. Dois critérios deveriam ser seguidos: o primeiro é que os times deviam ser mistos, com 3 colaboradores de cada cooperativa e o segundo é que todas as soluções propostas pudessem ser colocadas em execução pelas coops já na segunda-feira. 

Uma jornada “Zero to Hero” foi seguida pelos grupos começando pela ideia central, depois a elaboração do problema e sua validação como um problema real. Nesta fase, os participantes foram questionados, testados e provocados e enxergar o problema além de suas crenças e realmente colocar a visão, a experiência e a opinião do associado no centro das discussões. 

Avançando na jornada, os grupos tiveram que pensar em uma solução viável e validá-la com o público de interesse para se fosse factível, criar um MVP (sigla de Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável) e apresentar o projeto em 3 minutos em um pitch para a banca julgadora. Tudo isso com o tempo - de inovar - correndo contra eles. 

E tá achando que foi fácil? Durante as construções muitos perrengues estiveram presentes e alguns grupos tiveram que mudar de ideia algumas vezes até entregar a solução mais assertiva.  Uma curiosidade que aprendemos no evento é que mudar o rumo da ideia, achar um novo problema, ter que reconstruir a solução e começar tudo de novo durante um Hackaton é chamado de PIVOTAR. 

Ao longo de dois dias, para apoiar na resolução dos problemas e seguir na jornada proposta, o evento contou com oficinas de design thinking, de validação da solução e MVP. E é claro, durante todo o processo de construção os participantes puderam contar com o apoio dos mentores internos e externos, convidados pelas duas cooperativas que foram essencias para que ideias se transformassem em iniciativas viáveis. 
 

E para quem acha que foi apenas trabalho duro, está enganado. Diversão não faltou por lá, teve música e dança, teve o coelho e a Alice distribuindo pipoca e energético, muito café e boas risadas, conexão e parceria. Até coreografia direto do Tik Tok e um coral maravilhoso cantando a música Evidências, do Chitãozinho e Xororó rolou. 

Finalizando os dois dias de imersão, tivemos apenas 3 vencedores e uma menção honrosa, mas o importante é que foram 10 ideias inovadoras e prontas para serem colocadas em prática na segunda e muito aprendizado e construção coletiva. Uma experiência incrível e disruptiva que fez com que nossos colaboradores colocassem o DNA Acreditador na prática em cada ideia e interação com os demais participantes. Ansiosos pelo próximo Hackatime e de oportunizar que mais colegas participem deste momento incrível. 

TEXTO: Thamires Rosa

                 Intérprete da Cultura

DATA: 15 de maio de 2022

TAGS: ##liberaçãodepotencial #aprendizado #dordedono #cuidado #mindsetdecrescimento #Hackathon #Hackatime #DNAAcreditador #potencial 

logo_sicredi.png
20220514_191728.jpg
bottom of page