O que faz teus olhos brilharem?
Quando somos crianças, conhecendo o mundo e aprendendo aos poucos a decifrar a complexidade das coisas e das pessoas, naturalmente temos um maior deslumbramento para as situações, nos encantamos a cada novo encontro, novo objeto ou pessoa que conhecemos e nossos olhos brilham frente todas as possibilidades que a vida nos apresenta.
Conforme crescemos e passamos a achar que estamos entendo melhor as coisas, nosso olhar vicia, nosso encantamento esfria e, por muitas vezes, tão preocupados em ser aquele adulto que nos tornamos, nosso brilho nos olhos apaga.
E se eu te contar que não precisa ser assim? Que podemos voltar a nos maravilharmos com o cotidiano, reviver a esperança, o encantamento e ver o mundo de formas diferentes todos os dias? A imaginação e a criativa não desaparecem, elas só ficam escondidas e cabe a cada um de nós encontrá-lo. Enxergar o extraordinário no ordinário do cotidiano é um exercício que todos nós somos convidados a fazer todos os dias e nas mais diversas situações. Trago aqui um relato que exemplifica bem o que estamos falando e como podemos aprender a enxergar - ou voltar a ver – o mundo através do encantamento e da pureza dos olhos que uma criança.
A história aconteceu em uma das muitas viagens e visitas que a nossa agência móvel faz nas cidades da nossa área de atuação. Uma acreditadora que recentemente havia iniciado sua jornada profissional na cooperativa estava em um destes momentos da agência móvel realizando os atendimentos, garantido a melhor experiência dos nossos associados e comunidade, quando recebeu uma visita muito especial.
Uma criança adentrou ao caminhão e instantaneamente ficou extasiada com nossa estrutura e todas as possibilidades que nossa agência móvel, para ele, um outro mundo se abriu. Encantada com os desenhos e como tudo estava dentro do veículo, os olhos da criança brilhavam. Contente e entusiasmada ela perguntava sobre tudo, com atenção aos detalhes e curiosidade genuína, deslumbrado por se deparar com uma estrutura como aquela. Com a sinceridade que apenas as crianças têm, expressou entre sorrisos e questionamentos que queria ficar por lá no nosso caminhão tamanho felicidade e o fascínio que estava.
Quando a criança foi embora, seu entusiasmo que contagiou os demais colegas ficou ainda por muito tempo. Uma reflexão poderosa sobre a forma que encaramos a vida e que possamos aprender com esta criança a nos deslumbramos, questionarmos e não perdemos nunca o brilho nos olhos de conhecer e aprender algo novo todos os dias.
Relato da Facilitadora de Processos Raquel Behenck dos Santos da Silva
TEXTO: Thamires Rosa
Intérprete da Cultura
DATA: 14 de março de 2022
TAGS: #liberaropotencialdaspessoasenegocios #cuidado #dordedono #mindsetdecrescimento #DnaAcreditador #pessoasnocentro #Acreditadores #agênciamóvel #experiêncciadoassociado