Incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro
Acredito que se você chegou até aqui já deva ter ouvido falar que a nossa cooperativa, a Sicredi Caminho das Águas, tem uma visão compartilhada de incluir mais pessoas no sistema financeiro cooperativo. Esta frase surgiu como forma de traduzir o que queríamos até o nosso centenário: aumentar a base de associados, fortalecer o círculo virtuoso do cooperativismo e liberar o potencial das pessoas e negócios da nossa área de atuação.
Quando falamos em área de atuação, nos referimos a 33 cidades localizadas no Vale do Paranhana e litoral norte gaúcho com uma população economicamente ativa de 787.550 habitantes. Atualmente possuímos 23 agências localizadas em 22 municípios e, prestes a completar 99 anos, com a estratégia de inaugurar ainda em 2022novas agências em mais quatro cidades.
Quando falamos em aumentar a base de associados, nos referimos a um norteador que em meados de 2018, à época com 25 mil associados, era o de alcançar 50 mil novas contas até outubro de 2023. Todos focados em nosso propósito de liberar o potencial das pessoas e dos negócios, em agosto de 2021 ultrapassamos este número e, ciente de que podíamos mais, nossa intenção tornou-se então a conquista de 100 mil associados até os 100 anos um marco numérico, histórico e muito simbólico.
Esta visão compartilhada comungada, vivenciada e intrínseca a cada acreditador não se refere apenas a abrir contas. Associar é apenas o primeiro passo para incluir. Iniciar o relacionamento, fazer com que o novo associado conheça nossa história, o cooperativismo e, também o conhecer profundamente o colocando no centro, ter uma escuta genuína e atenta, entender as suas necessidades e captar todo o potencial que pode ser liberado é apenas o início da inclusão que queremos.
Incluir de forma genuína é estar com o drive ligado para oferecer a solução adequada e antecipar a necessidade que ainda o associado nem percebeu. Incluir é encontrar formas inovadoras de liberar o seu potencial, é criar conexões e expandir as possibilidades de relacionamento, atendimento e experiência. É fechar negócios com significado.
Incluir é fazer com que em qualquer momento que o associado precisar de algo, ele lembre com confiança e segurança do Sicredi. É ser a sua principal instituição financeira, é ser tão especial para ele ao ponto deste associado se tornar o maior promotor da nossa cooperativa, um Sicredi Lover de carteirinha e que ele possa trazer ainda mais pessoas para fortalecer o cooperativismo.
Incluir é proporcionar a melhor experiência de atendimento, independentemente do canal que ele escolha ser atendido. É ser omnichanel, é ser fisital com agilidade, segurança e facilidade do digital e com o mesmo relacionamento próximo, genuíno, caloroso e ativo do presencial.
Incluir é apoiá-lo, o educar financeiramente e chamá-lo pelo nome. É dar o retorno, não o deixar esperando sem informação, é ser proativo no relacionamento. Em uma cooperativa, nenhum associado é apenas um número, ele é dono deste negócio e um agente importante no círculo virtuoso do desenvolvimento da região e precisa saber disto sempre.
Incluir é respeitar suas singularidades, e mais do que isto, celebrá-las, pois é a diversidade que torna a cooperativa tão forte e catapulta nossa evolução. É atender cada associado como ele gostaria de ser atendido, ser simpático e empático em cada interação e buscar a equidade e a ampliação da consciência do potencial de cada um em todo o atendimento.
Nossa visão compartilhada não é um número, um referencial, uma meta. Nossa visão compartilhada é colocar o associado no centro para o entender e o apoiar a liberar o seu potencial e o potencial do seu negócio. É, com tudo que já foi mencionado aqui é muito mais, o incluir na nossa cooperativa, ampliando nossos negócios, o desenvolvimento da região e o cooperativismo e fazer uma diferença positiva na vida das pessoas.
TEXTO: Thamires Rosa
Intérprete da Cultura
DATA: 01 de julho de 2022
TAGS: #incluirmaispessoas #libearpotencial #rumoaos100 #visãocompartilhada #associadonocentro #proposito