top of page

Cuidado: sentido e significado para os Acreditadores 

CUIDADO. Aos desavisados que leiam esta palavra sem um contexto adequado ela pode remeter a atenção a algum perigo: Cuidado mantenha a distância! 

Todavia para nós, acreditadores, ela tem um significado diferente que remete a origem da palavra que vem do latim. Cogitātus, que é 'meditado, pensado, refletido'. O cuidado para nossa cooperativa é pensar nas pessoas, nas tarefas, nos relacionamentos e nos negócios. 

É manter-se alerta e zelando por cada parte do processo. Ter cuidado com as pessoas, com o local de trabalho, com as atividades e com as comunidades. Manter o drive do cuidado e da atenção sempre ativados e focando na excelência.  

  

Cuidado para a Sicredi Caminho das Águas é não deixar nosso associado sem retorno, seja no whatsapp, no e-mail ou quando ele vai presencialmente na agência. É se empenhar em encontrar a melhor solução, tendo escuta ativa para não apenas ouvi-lo, mas sim compreendê-lo. Um olhar genuíno de interesse para captar a essência de quem estamos atendendo, ver além do que é dito para verdadeiramente se conectar.  

  

Cuidado para quem é um acreditador é oferecer as nossas comunidades agências com conforto e segurança e que vão além de espaços de atendimento. Salas de coworking, café e até mesmo locais para lazer com água para chimarrão e muito mais. Cuidado é ir além do básico e pensar na melhor experiência para nossos associados, colaboradores e a comunidade. 

Zelar pelas pessoas é questionar o status quo com o objetivo de tornar o ambiente ainda melhor para todos que fazem parte dele. Ter respeito, empatia e acolhimento. É mudar o tempo de licença maternidade para seis meses para que as mães possam estar mais tempo com seus filhos e para 30 dias para os pais curtirem a paternidade com mais intensidade. É realizar o sonho de uma nova vovó em conhecer sua netinha em outro estado, não por obrigação ou visando marketing, mas sim para cooperar para que famílias tenham momentos juntos. É respeitar e honrar a integralidade de todos. 

Em tempos difíceis como uma pandemia em que nossas rotinas foram alteradas bruscamente e o medo tomou conta. Zelar pelas pessoas é tomar a frente de iniciativas para apoiar as comunidades e hospitais com insumos e equipamentos tão necessários para a manutenção da vida, é engajar colaboradores e associados em ações como Juntos pela Comunidade ou  direcionar campanhas já consolidadas como o Termômetro do Bem em prol de uma mesma causa.  

É garantir que nossos associados tivessem apoio e verdadeiramente nos preocuparmos com os seus negócios ao mesmo tempo em que preservávamos incansavelmente a saúde e segurança de nossos colaboradores com a possibilidade de home office, equipes reduzidas e mantendo todos os cuidados de prevenção, sem prejuízos a salários e mantendo os empregos. 

Cada acreditar tem em sua rotina muitos exemplos de cuidado, seja perceber que um associado está passando por um momento difícil e acolhe-lo com uma palavra de conforto, seja viabilizar um crédito para a realização de um sonho ou apoiar em um momento não tão bom. E os exemplos se multiplicam e sei que muitos colegas estão lembrando deles neste momento. 

Cuidado é uma palavra tão pequena, mas seu sentido é tão imenso que não é possível expressar em um breve texto. Nosso zelo vai muito além do que estas linhas transmitem, pois, cuidado é uma das atitudes do DNA e é inerente aos acreditadores. Tudo que fazemos é através da lente do cuidado, zelo e da atenção plena. É isso que somos, nosso propósito de liberar o potencial das pessoas e negócios é o cuidado que queremos refletir em todas as pessoas que fazem parte desta jornada. Ter cuidado é ser genuinamente um acreditador.

dna.png

AUTORA : Thamires Rosa

                 Intérprete da Cultura

 

DATA: 11 de dezembro de 2021

TAGS: #Potencial #dordedono #cuidado #mindsetdecrescimento   #liberaropotencial #negócioscomsignificado #sonhosrealizados #associadonocentro

logo_sicredi.png
bottom of page