Que nunca se perca o frio na barriga das primeiras vezes
Era uma vez uma cooperativa que frente aos desafios e percebendo que poderia ir muito além se permitindo novos caminhos embarcou em uma jornada de transformação rumo ao desconhecido.
Com muita reflexão e teorias embasadas em autores extraordinários que falam de disrupção, propósito e propõem uma forma de reinventar as organizações hierárquicas onde o comando e o controle engessam a criatividade e a motivação, iniciamos um processo de mudança, norteado pela autogestão e pela cultura evolutiva.
Paramos, pensamos e ressignificamos muitos conceitos que, apesar de terem sido de extrema importância para nossa história, não faziam mais sentido no cenário atual. Um destes upgrades foi a troca do cargo oficial sistêmico para um papel assumido pelos colaboradores. Nome este que foi escolhido pelas células que deram significado, sentido e colocaram neste novo título suas vontades, expectativas e o melhor de si mesmo em prol do propósito da cooperativa de liberar o potencial das pessoas e dos negócios e da visão compartilhada de incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro.
A partir desta ressignificação, a horizontalidade da nossa gestão ficou ainda mais evidente, pois não temos mais cargos preestabelecidos e uma hierarquia formal e tradicional como a maioria das empresas, somos nossos papéis e o que representamos e neste panorama o diretor e o estagiário podem se expressar da mesma forma, assumem suas responsabilidades dentro das suas atividades e liberam seu potencial todos os dias.
No dia 18 de agosto é comemorado o dia do estagiário e por tradição, como nossa cooperativa é escolhida por muitos jovens para ingressar no mercado profissional sempre celebramos esta data reconhecendo nossos estagiários, este ano foi diferente afinal como comemorar o dia do estagiário que hoje se encontram todos na área antigamente denominada Central de Serviços que é a responsável por operacionalizar e processar todas as operações da cooperativa que ressignificada chama-se Vila dos Artesãos e tem os artesãos dos negócios como aqueles que fazem tudo funcionar se este cargo formal de estagiário não é levado em consideração pois todos são, dentro de suas atribuições artesãos do negócio.
Então, decidimos que mais uma vez era hora de pensar fora da caixa e usar este momento que antes era de reconhecimento de estagiários para um bate apoa afim de reforçar mais nossa cultura e apoiar no que fosse necessário estes jovens que iniciam aqui na cooperativa suas jornadas.
Um encontro marcado para trocas sobre expectativas, medos, sonhos e futuro. Alguns colegas que iniciaram conosco como estagiários e que hoje estão com outros papéis e já avançados profissionalmente tiveram a oportunidade de contar sua história, compartilhar os sentimentos, erros e aprendizados com os colegas mais novos e juntos, construímos ainda mais conexões para seguirmos juntos como acreditadores que somos e que não se perca este frio na barriga que sempre temos como vamos fazer alguma coisa pela primeira vez, pois isto é encantamento, vontade, motivação e e sé isto que nos move a sermos melhores do que nos mesmos.
AUTORA: Thamires Rosa
Intérprete da Cultura
DATA: 25/08/2021
TAGS: #autogestao #autonomia #mindsetcrescimento #DNA #potencial #reiventandoasorganizações #organizaçõesteal #potencialliberado #jornadaautogestao #autoconhecimento #desenvolvimento