top of page

As ferramentas mudam, mas nossa jornada segue seu caminho 

Cópia de dna.png

Nossa primeira videoconferência semanal de 2022 com os acreditadores aconteceu, excepcionalmente, em uma manhã de quinta-feira em que os termômetros marcavam mais de 30 graus celsius já logo cedo, indicando um dos dias mais quentes deste verão.

Recepcionados com uma trilha sonora animada, os acreditadores foram adentrando a sala do Teams aos poucos e saudando os demais colegas no chat. O tema deste encontro foi a apresentação de uma nova ferramenta, batizada como “Dar o Meu Melhor” e, além disso, também continuamos o bate-papo iniciado na nossa última mateada: como estamos nos relacionando com as metas. Reafirmando assim, o convite para que continuemos questionando o status quo e encararmos nossas atividades diárias com o DNA Acreditador sempre norteando nossas ações.

O colega Fábio Pasquali iniciou a fala e compartilhou a página da ferramenta Dar o Meu Melhor que é um painel de gestão que foi adquirido juntamente com outras cooperativas. Originalmente chamado de HGV Metas ele foi, dentro das possibilidades, adaptado a nossa cultura evolutiva e não apenas renomeado, mas ajustado para que estivesse mais conectado com nossos negócios com significado. “Transformando-se em uma ferramenta para que possamos enxergar as possibilidades para liberar o potencial das pessoas e dos negócios”, destacou o colega. Como o nome já diz, sermos melhores que nós mesmos no que diz respeito a resultados e números, mas também em crescimento e evolução profissional e pessoal. 

O motivo de fazer o que fazemos permeia toda a estruturação da ferramenta. Temos a aba chamada de Liberar o Potencial das Pessoas e dos Negócios onde cada acreditador pode acompanhar os números relacionados a associados, investimentos, margem bruta e ISA. Também temos o bloco de incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro que traz informações sobre as carteiras pessoa física, jurídica e agro.  O espaço chamado de Respirar e captar traz os indicadores de produtos de investimento e captação de recursos. 

O painel é simples e fácil de acompanhar, os acreditadores terão acesso aos seus números e a possibilidade de comentar nos itens para traçar estratégicas individuais ou como lembrete de informações importantes para suas atividades. O acompanhamento dá a possibilidade também, de identificar através de cores como um semáforo o andamento dos resultados comparado ao mês anterior. Vermelho quando os números precisam de atenção, amarelo quando estamos na média das nossas expectativas e verde quando os resultados superam os números dos períodos anteriores. Todavia, vale ressaltar aqui que este esquema de “julgar” os resultados por cores, taxando de ruim, médio ou bom é uma forma de enxergar melhor os números para tangibilizar negócios e construir oportunidades nos desafios e não uma maneira de induzir nossos acreditadores a ter resultados verdes acima de qualquer coisa.  A evolução constante e coerente é o que nos motiva todos os dias. 

Rolando ainda a página, trazemos as atitudes do DNA Acreditador para o painel, dividindo nossas soluções, produtos e serviços e a forma como nos relacionamos com os associados entre Dor de Dono, com informações relacionados ao crédito, Mindset de Crescimento que traz dados sobre consórcio e seguros e o Cuidado que aborda informações  e oportunidades do giro de carteira e o do CRM.

Cada acreditador terá acesso exclusivo aos seus próprios resultados e se auto desafiar a ser melhor que si mesmo, sem comparações ou ranking, apenas dando o seu melhor. Não temos uma meta que deve ser alcançada e a comparação é sobre o que cada um construiu no mês ou semana anterior, para fazer com que a visão compartilhada da cooperativa que é incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro e chegar a mais de 100 mil associados no centenário aconteça com qualidade e significado. 

Na sua fala, nosso Inspirador do Prosperidade do Associado, Felipe Flesch reforçou em sua explanação que o painel é uma ferramenta que é o meio e não o fim  e o desafio de cada um é ser melhor que si mesmo, evoluindo constantemente e tendo olhar de abundância e não de escassez para os números apresentados. 

A jornada que nossa cooperativa está passando, de ressignificar conceitos, questionar paradigmas e fazer diferente, requer constância e coerência da parte de todos. As ferramentas vão sempre mudar, mas nosso propósito e os conceitos que construímos permanecem.  Sherlei, Zucchetti, nosso Farol da Cultura salientou que o acompanhamento dos resultados, a evolução e o que fazer com cada número apresentado vem totalmente ao encontro da confiança, responsabilidade e da interdependência que queremos no nosso ambiente. O Dar o meu Melhor é uma das inúmeras formas visuais de enxergarmos nosso associado no centro, ter uma visão 360° e cuidar do ciclo de relacionamento.

Para finalizar este primeiro encontro, os colegas compartilharam com os demais acreditadores que a ferramenta é colaborativa e as contribuições para melhoria são bem- vindas, assim como nosso ambiente, nossas ferramentas também precisam evoluir para acompanhar nossa jornada e isto só é possível contando com as percepções de todos que fazem parte da nossa cooperativa. 

Dar o seu melhor não necessariamente é ter o melhor resultado todo o tempo, mas saber que fez o possível para alcançar o desejado e que aprendeu e evoluiu a cada dia.  Nossa ferramenta e apenas uma plataforma de visualizarmos nossa evolução. 

AUTORA: Thamires Rosa  

                 Intérprete da Cultura 

 

DATA: 13 de janeiro de 2022

TAGS: #negocioscomsignificado #processossimpleseeficientes #evolução #mindsetdecrescimento #dordedono #inclusão #incluir #visãocompartilhada #cuidado#Dnaacreditador #culturaevolutiva #liberaropotencialdsapessoasenegocios

logo_sicredi.png
bottom of page