top of page

A cosmopolita Capão onde o Rio Grande se encontra

Uma paisagem deslumbrante formada no início por grandes dunas, banhados, mar cristalino, esteiras, matos e capões, ficando a leste o mar e a oeste as lagoas e rios. Neste belo cenário, indígenas das tribos carijós, minuanos e arachanes faziam sua morada. Não há registro da denominação do local dada por estes povos originários, mas séculos depois, por volta de 1900, a região começou a ser chamada de Arroio da Pescaria pelos primeiros moradores de ranchos que se agrupavam à beira mar, pelos pescadores que daquele mar tiravam seu alimento e alguns aventureiros, tropeiros, fazendeiros e viajantes que passavam por ali.

O nome Capão da Canoa, já existia no interior de uma fazenda de propriedade da família Nunes, na extensão da praia de Xangri-lá com fundos para a Lagoa das Malvas. Com o tempo este lugar passou a ser conhecido, fazendo com que o velho nome Arroio da Pescaria desaparecesse, dando espaço para Capão da Canoa e a receber os seus primeiros veranistas oriundos da serra gaúcha e de Porto Alegre, os maiores frequentadores eram os descendentes das colônias alemãs e italianas, por volta de 1940 a colônia israelita também começou a se fazer presente em bom número.

No início, junto a um pequeno povoado surgiu um armazém de secos e molhados, um hotelzinho de madeira com dois quartos e a longo do tempo muitos outros estabelecimentos foram surgindo para atender tanto os veranistas quanto aquelas famílias que escolheram a região para criar seus laços e seus próprios negócios.  A emancipação do município caponense só aconteceu em 1982 e nasce então, oficialmente Capão da Canoa, com seus 11 balneários e dividido em quatro distritos: Capão da Canoa, Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim.

Em 2009, após um período de estreitar laços a distância, a então Sicredi Nordeste chegou com um espaço físico na cidade.  Uma Agência moderna e aconchegante para receber nossos associados e comunidade e seguimos ainda mais próximos para liberar o potencial das pessoas e dos negócios da cidade onde, o Rio Grande se encontra, como bem traduz seu lema.

Capão da Canoa é hoje um excelente local para morar e uma cidade pulsante e cosmopolita que oferece muitas oportunidades para seus cidadãos, tanto no que diz respeito ao entretenimento, com bares, parques aquáticos, e recantos culturais diversos, quanto no comércio, com uma economia em ascensão, uma vasta gama de serviços, indústrias e um olhar para o agronegócio. Capão da Canoa é o 1º município mais populoso da pequena região de Tramandaí - Osório, com 55 mil habitantes e na época de veraneio, a cidade recebe cerca 800 mil e 900 mil turistas.

A região ainda mantém suas paisagens e pontos turísticos naturais e suas praias que antes era o destino apenas de pescadores, agora acolhe com hospitalidade muitas pessoas diferentes do estado e também de fora dele. É um imenso orgulho e satisfação estar em Capão para atender nossos associados durante todo o ano. Reforçar nosso vínculo e fazer cada vez negócios com significado com a comunidade capoense.

Parabéns, Capão da Canoa, que sigamos nos encontrando e liberando o potencial das pessoas e dos negócios!

AUTOR: Thamires Rosa

                Intérprete da Cultura

DATA: 12 de abril de 2023

TAGS:  #SicrediCaminhodasAguas #DNAAcreditador #liberaropotencial #Acreditadores #centenário #100anos #rumoaos100juntos #Capaodacanoa

RF_Sicredi_AgenciaCapao-29.jpg
logo_sicredi.png
bottom of page