top of page

Fique por dentro da nossa Cultura

dna.png

A cultura Sicredi Caminho das Águas

Nosso propósito de liberar o potencial das pessoas e dos negócios é o que norteia nossas ações e o nosso relacionamento com os colegas, associados e a comunidade. Todos nós temos o potencial, às vezes desconhecido, e liberá-lo é um caminho que somos convidados a trilhar na nossa cooperativa, acreditamos que trabalhando no autoconhecimento para liberarmos nosso potencial, conseguimos alinhar nossas competências com as demais somar um grande potencial capaz de feitos incríveis. Na nossa cooperativa temos uma Visão Compartilhada que é incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro e é apoiando na liberação do potencial de pessoas diversas que alcançaremos juntos esta visão, cada um tentando dar o seu melhor todos os dias.

Nossos colaboradores, associados, fornecedores, parceiros e todos aqueles que comungam do nosso propósito e tem conosco a visão compartilhada de ampliar o cooperativismo são chamados de ACREDITADORES, pois creem no que podemos fazer juntos e se empenham para irmos sempre além do esperado. Um acreditador possui um DNA característico com atitudes esperadas frente as situações e no que diz respeito ao relacionamento com todos. Ter o DNA Acreditador é cultivar atitudes mentais que visam colaborar com a visão compartilhada e com o propósito da cooperativa.

São comportamentos incentivados no nosso ambiente evolutivo e devem fazer parte da nossa rotina. O DNA Acreditador é nossa forma de interagir e fazer acontecer. DNA é algo único e especial de cada indivíduo e o DNA Acreditador é unir estas singularidades para evoluir. Para ter o DNA Acreditador são necessárias três atitudes mentais que são:

fundo_botao.png

Mindset de Crescimento:

É ter foco na abundância e não na escassez. Encarar os desafios como oportunidade de aprendizado, questionar as crenças e pensar fora da caixa para liberar o potencial e evoluir.

fundo_botao.png

Dor de Dono:

É pensar na nossa cooperativa e no nosso negócio com foco e resolutividade. Assumindo a responsabilidade de fazer acontecer com autonomia, ética e transparência se comprometendo genuinamente com nosso propósito.

fundo_botao.png

Cuidado:

É manter-se alerta e zelando por cada parte do processo. Ter cuidado com as pessoas, com o local de trabalho, com as atividades e com as comunidades. Manter o drive do cuidado e da atenção sempre ativados e focando na excelência.

Matriz da Cultura

Temos pilares da nossa cultura para alinharmos nossos comportamentos e com o que queremos para nosso ambiente. São eles:

MATRIZ DA CULTURA COM VALORES.png
fundo_botao.png

Visão integral das pessoas:

Queremos um ambiente onde as pessoas entreguem resultados com valor, de forma a estarem por inteiro na relação com o trabalho, assim como no ambiente familiar e social. A visão integral aborda o potencial humano sobre o seu desenvolvimento psicológico, espiritual e social, e assegura que utilizemos todos os recursos disponíveis para enfrentar qualquer situação, com maior probabilidade de êxito e realização, e acelerando assim o nosso crescimento e desenvolvimento a níveis mais elevados, mais amplos e mais profundos do ser.

fundo_botao.png

Processos simples, eficazes e ágeis:

Na Cooperativa todos colaboradores são donos e possuem a liberdade de avaliarem os processos e sugerirem melhorias. Utilizamos do accountability, onde todos são responsáveis por fazer certo o que é de sua responsabilidade. Podemos errar, mas errar no novo, não em processos que são do cotidiano. Processos simples e eficazes apoiam na melhoria da eficiência, na velocidade e na qualidade do atendimento ao associado.

fundo_botao.png

Gestão de Risco para dormir tranquilo

Todos nós colaboradores devemos conhecer os riscos do nosso negócio e cumprir com os controles e procedimentos estabelecidos pela Cooperativa. Assim, atuamos de forma consciente que estamos fazendo a coisa certa e com menor risco possível.

fundo_botao.png

Negócios com significado:

De meta pela meta, para missão com meta. Utilizar nossos produtos e serviços para agregar valor, proteger e apoiar a liberação do potencial dos negócios e sonhos do associado. Cada ação tem uma razão, um objetivo e nos nossos negócios isto não é diferente. Tudo que fazemos vai de encontro ao nosso propósito, cultura e, principalmente, ao cooperativismo, ajudando nossos associados e fazendo as comunidades se desenvolverem com um ciclo virtuoso.

Na nossa cooperativa incentivamos um ambiente de:

Autogestão:

 Temos liberdade para intraempreender como protagonistas do espaço que pertencemos, aliados aos valores da empresa.

Orgânico:

Aprender rápido para mudar rápido, o ambiente se adapta as novas necessidades e realidades do contexto, com comprometimento e empenho de todos em conjunto.

Confiança:

Um ambiente de confiança é aquele em que temos a consciência do que deve feito e realizamos nossas atividades com ética e transparência.

Responsabilidade:

Entendemos e assumimos nossas responsabilidades, com consciência dos nossos comportamentos, ações e atribuições e das suas consequências.

Troca e inovação: 

Prezamos por um ambiente simples e eficaz construído através da inteligência coletiva e do diálogo. Refletindo sobre o status quo e gerando inovação.

Nossas leituras recomendadas:

personal branding.png

Personal Branding – Construindo sua marca pessoal

O livro auxilia seus leitores, enquanto profissionais ingressantes no mercado ou já consolidados, a buscarem o crescimento profissional e uma diferenciação em relação aos demais com uma correta construção de marca pessoal.

Essencialismo -A disciplinada.png

Essencialismo - A disciplinada busca por menos

Nos lembra que a clareza de foco e a capacidade de dizer 'não' são aspectos desvalorizados, porém fundamentais para os negócios nos dias de hoje.

Organização dirigida por valores.png

Organização dirigida por valores – Liberando o potencial humano para a performance e a lucratividade

O autor traz que as organizações dirigidas por valores são mais bem sucedidas e explica como é que os valores de uma pessoa refletem em seu estilo de liderança.

caminho_das_aguas.png

Caminho das Águas - Encontros, escolhas e histórias

A história de cooperação de uma empresa que se encaminha para seu primeiro centenário através do DNA Acreditador.

quinta_disciplina.png

A quinta disciplina – A arte e prática da organização que aprende

A obra mostra para as pessoas como a visão sistêmica pode alterar tudo ao nosso redor, envolvendo vida pessoal e profissional. O livro é uma ferramenta essencial para ser usada na reorganização de uma empresa.

reinvetando_organizações.png

Reinventando as organizações

Um guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da consciência humana, Frederic Laloux nos mostra que, ao longo da história, toda vez que a humanidade muda para um novo estágio de consciência, uma maneira jamais vista para estruturar e gerenciar as organizações também é apresentada. Obra também tem uma versão ilustrada.

Accountability.png

Accountability

O autor explica como funciona o modo de vida Accountability, que  significa, de modo prático, assumir a responsabilidade.

motivação3.0.png

Motivação 3.0 - Drive

A obra traz uma nova visão sobre o que nos motiva e explica o motivo de muita gente se sentir insatisfeito com seu trabalho atualmente. Dividida em três partes, a obra traz os conceitos e as aplicações práticas do princípio de Motivação 3.0, que foi desenvolvido pelo autor.

mindset.png

Mindset – A nova psicologia do sucesso

A obra vai te ajudar a encontrar as ferramentas para alcançar seus objetivos e atingir o sucesso em todas as áreas da sua vida, mudando seu cérebro de um mindset fixo para um mindset de crescimento.

grande_potencial.png

Grande Potencial Cinco - Estratégias para você chegar mais longe desenvolvendo pessoas ao seu redor

Com base em seu trabalho em mais de 50 países, o autor defende que o sucesso e a felicidade não são esportes competitivos. Na verdade, eles dependem basicamente de como nos conectamos e aprendemos com os outros.

bottom of page