top of page

Nossos Caminhos, nossas histórias

A cooperativa

A Cooperativa Sicredi Caminho das Águas esta prestes a comemorar seu centenário em 2023. Atualmente somos mais de 300 colaboradores e mais de 60 mil associados que juntos apoiam na liberação do potencial das pessoas e dos negócios da nossa área de atuação e ajudam no círculo virtuoso do cooperativismo. Somamos mais de R$ 102 milhões de patrimônio líquido que representam melhorias para a nossa comunidade e para a região em que estamos inseridos.

A área de atuação da Sicredi Caminho das Águas RS é composta por 33 municípios do litoral norte gaúcho e vale do Paranhana. Atualmente são 22 agências distribuídas por 21 municípios: Santo Antônio, Taquara, Riozinho, Osório, Parobé, Terra de Areia, Nova Hartz, Itati, Rolante, Palmares, Torres, Três Coroas, Capão da Canoa, Campo Bom, Três Cachoeiras, Igrejinha, Capivari do Sul, Sapiranga, Tramandaí, Maquiné e Arroio do Sal e uma Agência Móvel que leva a cooperação a todos os lugares da região e faz com que o Sicredi esteja ainda mais próximo dos associados e da comunidade.

mapa.png
padre.png

Nossa história

Era uma vez, uma história que começou lá atrás, em 28 de outubro de 1923 com um Padre alemão que atravessou o oceano e desembarcou no Brasil. Seu nome era Jorge Annecken e foi no município de Rolante, no Rio Grande do Sul que ele, com objetivo de ajudar a comunidade a se desenvolver, se reuniu com produtores rurais e fundou uma Cooperativa de Crédito chamada Caixa Rural União Popular de Rolante.

Em um encontro na casa de um morador da cidade nasceu a cooperativa, que através dos anos, construiu um relacionamento muito próximo com associados e comunidade e ajudou a fortalecer a economia local e a desenvolver a região.

Naquele tempo um estatuto foi elaborado prevendo como seriam os empréstimos e, sem imaginar a dimensão do que estavam criando, aqueles homens simples e com um objetivo em comum fundaram os alicerces do cooperativismo por aqui.


Esse estímulo fez com que muitas pessoas investissem na Caixa Rural de Rolante, acumulando recursos através da ajuda mútua. Para os associados ter sua caderneta de poupança na Caixa Rural era um valor que faziam questão de passar para a geração seguinte e as famílias, nosso primeiro e mais genuíno exemplo de cooperativismo, teve o papel fundamental para o fortalecimento da nossa cooperativa.


Os associados eram vizinhos, amigos, parentes. Pessoas comuns que enfrentavam as mesmas dificuldades, e que estavam empenhadas em solucionar seus problemas juntos. Esse espírito de comunidade, coragem e união é o que nos move até os dias atuais.

figura03.PNG

Os anos se passaram, e em 1965 a Caixa Rural União Popular de Rolante seguia suas atividades, agora já sob amparo do Banco Central, passou a ser denominada como CREDIROL, Cooperativa de Crédito Rural Rolante LTDA, mantendo sua essência, se adaptando aos novos momentos e exigências do mercado e evoluindo como instituição financeira, a ideia de colaboração do Padre Jorge Annecken, se tornaria em 1992 a SICREDI NORDESTE RS, uma cooperativa que tem muito orgulho de sempre estar próximo dos associados e cooperando para o desenvolvimento das regiões onde atua.

figura05.PNG
figura04.PNG

Se engana quem pensa que esta trajetória foi fácil. Ao longo da nossa história aconteceram muitas mudanças, crises e para que pudéssemos alçar voos mais altos, por muitas vezes, nossa cooperativa teve que recuar, repensar as estratégias e se readequar. A superação sempre esteve presente e a coragem e vontade de fazer o melhor, juntos, foi o que nos trouxe até aqui.

 
A cooperativa começou bem pequenina e ao longo de sua história se transformou sem perder a essência cooperativista. Acreditamos que evoluir é parte essencial daquilo que nós fazemos. Atualmente, o objetivo de cooperar pelo desenvolvimento das comunidades, que sempre foi o foco da Sicredi Nordeste, foi traduzido em uma linda frase inspiracional do nosso propósito que é LIBERAR O POTENCIAL DAS PESSOAS E NEGÓCIOS.

Que significa que estamos aqui para colaborar com nossos associados e a comunidade, oferecendo soluções para o crescimento dos negócios de forma sustentável e apoiando as pessoas na realização de sonhos, e fazemos tudo isto juntos, pois aqui, todos somos os donos do negócio.

figura06.PNG

E sabe aquela reunião na casa de um produtor rural de Rolante em 1923? Se transformou em uma cooperativa forte que tem uma área de atuação de 33 cidades do Vale do Paranhana e litoral norte Gaúcho, 22 agências em 21 cidades, 60 mil associados e R$ 102 milhões em patrimônio. Tudo fruto do cooperativismo e do propósito que nos move.


Sabemos também que fazer a diferença é estar presente. Todo investimento realizado na cooperativa é revertido em crédito para financiar negócios da própria região, estimulando o crescimento econômico local, um círculo virtuoso de colaboração e desenvolvimento, pois crescendo juntos vamos ainda mais longe e somos mais fortes.


Nossa cooperativa está em uma jornada para uma cultura evolutiva e de autonomia e autogestão, uma ampliação da consciência organizacional com movimentos de quebrar velhos padrões e ressignificar nosso negócio. Trocamos nossos cargos tradicionais por papéis construídos pelos próprios colaboradores a fim de realmente traduzir a contribuição de cada um na nossa visão compartilhada. Também passamos a trabalhar por células com objetivo de fortalecer as trocas, ampliar as discussões e ser mais assertivo nas nossas estratégias. Uma cooperativa evolutiva está sempre se moldando e se adaptando aos novos tempos e desafios, somos uma cooperativa em constante transformação e que tem na literatura uma fonte de inspiração e desenvolvimento pessoal e profissional. Questionamos constantemente o que, e porque fazemos as coisas e agora também colocamos um novo olhar sobre nossas metas.

Nossa cooperativa atravessou uma Guerra Mundial, crises governamentais, a Reformulação do Sistema Financeiro Nacional em 1964, mesmo ano do início da Ditadura Militar no país, crises econômicas e, em 2020, a pandemia da covid-19 que ainda perdura e causa impactos para nossos associados, colaboradores e comunidade.


Em 2021, a Sicredi Nordeste passou a se chamar Sicredi Caminho das Águas, um novo nome mais conectado com a região em que orgulhosamente estamos atuando, costeada por lagos, lagoa, mar e rios em toda a sua extensão. É o caminho das águas poderoso que se une, se transforma e evolui, assim como a nossa cooperativa.  Também em 2021 presenteamos nossos associados e comunidade com uma agência móvel, uma iniciativa que tem como objetivo levar a cooperação para todos os locais, incluindo ainda mais pessoas no sistema financeiro cooperativo.

figura07.PNG

Nossa história foi contada em dois livros: o primeiro um resgate histórico que narra o surgimento da nossa cooperativa e como acompanhamos também o surgimento e o crescimento de nossos municípios e o desenvolvimento de nossos negócios lançado no nosso aniversário de 90 anos e uma nova obra, chamada Caminho das Águas: encontros, escolhas e histórias lançado no início de 2022 que usa uma linguagem literária para remontar nossa caminhada disruptiva na jornada da autogestão e tudo que passamos e construímos em um passado recente como forma de inspiração para o futuro.

Estamos prestes a completar 100 anos, com uma visão compartilhada de incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro e chegar a 100 mil associados em outubro de 2023. Nossa história ainda será longa e muitas outras jornadas e descobertas contaremos pelos próximos 100 anos. A jovem senhora Caminho das Águas apenas começou. Vamos Juntos?

Linha do Tempo

fundo_botao.png

1844

A primeira cooperativa do mundo é fundada por operários ingleges com um propósito: produzir juntos

1988.png
fundo_botao.png

1923

Nesse ano é fundada a Caixa Rural União Popular de Rolante, nossa cooperativa.

1923.png
fundo_botao.png

1995

O principal programa de responsabilidade social do Sicredi é lançado: Programa União Faz a Vida (PUFV)

união faz a vida.png
fundo_botao.png

2003

O Sicredi torna-se uma cooperativa de livre admissão de associados.

WhatsApp Image 2022-04-24 at 23.06.43 (1).jpeg
fundo_botao.png

2017

O Sicredi amplia a sua área de atuação passando a ter presença no distrito federal e em 22 estados brasileiros.

brasil.png
fundo_botao.png

2020

Ressignificação: cargos substituídos por papéis conectados com a contribuição de cada célula no propósito da cooperativa.

2020.png
fundo_botao.png

2021

Em agosto chegamos ao marco histórico de 50 mil associados

50k.png
fundo_botao.png

1902

O padre Theodor Amstad dá início a uma bela e promissora jornada do cooperativismo no Brasil quando no dia 28 de dezembro é constituída a primeira cooperativa de crédito brasileiro, no município de Nova Petrópolis.

1902.png
fundo_botao.png

1992

É feita a unificação da marca, onde todas as cooperativas filiadas aos sistema passam a usar a marca Sicredi, unificando sua identidade em representação ao Sistema de Crédito Cooperativo.

1992.png
fundo_botao.png

1996

Em 3 de junho começam as operações do Banco Cooperativo Sicredi

WhatsApp Image 2022-04-24 at 23.06.43.jpeg
fundo_botao.png

2016

É lançada a nova marca do reposicionamento Sicredi

sicredi.png
fundo_botao.png

2018

Sicredi Nordeste RS completa 95 anos de história, iniciando o planejamento da trajetória "rumo aos 100 anos"

1992.png
fundo_botao.png

2021

Sicredi Nordeste passa a chamar Sicredi Caminho das Águas

caminho_aguas.png
fundo_botao.png

2022

Em outubro inauguramos a nossa Agência Móvel

movel.jpeg
bottom of page