top of page

Cooperação e visão de futuro

O Vale do Paranhana é uma microrregião gaúcha localizada no Vale dos Sinos e na Região Metropolitana de Porto Alegre, formada pelas cidades próximas aos rios Paranhana e Rolante. Além da cidade que leva o nome deste último, também fazem parte do Vale os municípios de Igrejinha, Riozinho, Taquara, Três Coroas e a maior cidade da região, Parobé.

Todos os belos municípios citados fazem parte da área de atuação da Sicredi Caminho das Águas. Suas histórias e desenvolvimento orgulhosamente se entrelaçam com o propósito de nossa cooperativa, que busca liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Eles são muito importantes para a economia, turismo e educação de toda a região. Hoje, vamos contar um pouco da história deste município encantador que possui 109.026 km² de área e mais de 58 mil habitantes, com mais de 4.200 associados Sicredi e uma agência inaugurada em setembro de 1998. Ela diariamente faz negócios com significado e apoia a liberar ainda mais o potencial desta magnífica cidade.

Parobé leva este nome em homenagem a João José Pereira Parobé, ex-secretário de Obras Públicas do Rio Grande do Sul. Ele era um militar, engenheiro e professor que foi o responsável pela construção da linha férrea que passava pelo município, sendo influência para o surgimento da cidade. Ele ainda é homenageado na cidade, como exemplo do pórtico que remete à estrutura das estradas de ferro.

A economia de Parobé baseava-se na produção agrícola, principalmente de mandioca. Na vila, havia alguma produção artesanal realizada por carpinteiros, ferreiros, funileiros, sapateiros, uma pequena hospedaria e armazém de secos e molhados que abasteciam a população. De mais significativo, havia uma serraria e um moinho de grãos, algumas atafonas e a casa atacadista do Sr. Albino Schaefer, que comprava e exportava a maior parte da produção agrícola local. Na década de 40, abriu-se uma nova fase de crescimento para a vila que, de certa forma, permanece até hoje com a criação e expansão da indústria de calçados. Inicialmente, essas fábricas ofereciam trabalho para os moradores da povoação, mas logo começaram a atrair os habitantes da zona rural e de municípios próximos, como Rolante, Santo Antonio e São Francisco de Paula.

Hoje, Parobé também possui um comércio diversificado, com lojas e serviços que atendem às demandas da população local e de cidades vizinhas. O turismo é outra atividade que vem se desenvolvendo no município, com atrações como o Parque Histórico Jorge Kuhn, que preserva a memória da colonização alemã na região, e a Festa Nacional do Calçado, que acontece anualmente e reúne expositores e visitantes de todo o país.

 

Em resumo, Parobé é um município com uma história rica e diversificada, que hoje se destaca pela sua forte indústria e pela capacidade de se reinventar e se adaptar às mudanças econômicas e sociais. Parabéns, Parobé, pelo seu aniversário de 41 anos. Seguimos sempre juntos!

RF_Sicredi_AgenciaParobe-34.jpg

AUTOR: Thamires Rosa

                Intérprete da Cultura

DATA: 01 de maio de 2023

TAGS:  #SicrediCaminhodasAguas #DNAAcreditador #liberaropotencial #Acreditadores #centenário #100anos #rumoaos100juntos #Parobe

logo_sicredi.png
bottom of page