Cidade da cuca e o berço da Sicredi Caminho das Águas
A história do município de Rolante que completa neste dia 28 de fevereiro o seu 68º aniversário se entrelaça com a Sicredi Caminho das Águas em muitos sentidos. O principal deles é o senso de colaboração e de comunidade de seus moradores que semelhante a uma cooperativa sempre trabalhou para o fortalecimento de negócios locais, para estreitar os laços de amizade e para o bem comum.
Há quase 100 anos, quando Rolante ainda era pertencente a Santo Antonio da Patrulha, um padre vindo da Alemanha parou por aqui e seu relacionamento com os moradores locais ficou tão forte que, para além de suas responsabilidades religiosas, sentiu a necessidade de apoiar ainda mais esta comunidade que à época era predominantemente agrícola. Com a participação de alguns rolantenses produtores rurais, fundou aqui uma cooperativa chamada de Caixa Rural de Rolante. É assim, na sala de um casebre simples, após a explicação de um pároco e a vontade de colaborar para uma comunidade melhor que Rolante e cooperativismo se unem pela primeira vez. Ainda não éramos Sicredi, ainda não existia um município, mas a semente plantada tinha os mesmos valores, propósito e vontade de avançar que temos hoje, quase um século depois.
O que outrora era um local de descanso e pouso para tropeiros e uma região conhecida por seu rio impetuoso e violento que no período de cheias, “levava tudo de roldão”, - ou de rolante - se transformou em povoado, recebeu famílias de imigrantes portugueses, italianos e germânicos que desbravaram seus encantos, descobrindo suas paisagens e todas as demais riquezas que este solo poderia oferecer.
A cooperativa se instalou, se transformou ao longo do tempo junto com uma comunidade que fortaleceu seus potenciais, ampliou seus negócios e se desenvolveu. Um povo que encontrou na natureza oportunidades extraordinárias de fomentar ecoturismo, trabalha forte na produção da indústria do calçado e de alimentos, sem deixar de ser referência na agricultura e na diversificação do seu comércio. É uma cidade de múltiplos potenciais, conhecida como a terra do Teixeirinha e a Capital Nacional da Cuca e, é claro, da KunchenFest, de um dos maiores eventos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, o Rolantchê e do Festivale, o festival de teatro do Vale do Paranhana mais antigo do estado que acontece de forma ininterrupta desde 1994. Uma cidade de cultura, natureza, gastronomia, turismo, esporte, negócios diversos e a cidade sede da nossa cooperativa, motivo que muito nos orgulha e nos enche de gratidão.
Para nossos mais de 5.300 associados e para toda a comunidade rolantense desejamos prosperidade, sucesso e muitos anos para liberar ainda mais o potencial das pessoas e dos negócios juntos. Parabéns, Rolante!
AUTOR: Thamires Rosa
Intérprete da Cultura
DATA: 27 de janeiro de 2023
TAGS: #SicrediCaminhodasAguas #DNAAcreditador #liberaropotencial #Acreditadores #associadonocentro #Rolante