top of page

A Terra de Areia, do abacaxi e das oportunidades

No século XVII os primeiros sesmeiros desembarcaram na região que hoje conhecemos como Terra de Areia. Eram descendentes de portugueses, alemães, italianos e mais para frente, afro-brasileiros e japoneses também chegavam. Um destes sesmeiros que se tornara mais ilustre por estas bandas chamava-se Joaquim Antônio Quadros, um colonizador que ficou famoso e deu novo a grande lagoa existente na região, a Lagoa dos Quadros.  Joaquim e os demais imigrantes que aqui se estabeleciam foram os responsáveis por denominar o lugar como “Terra de Areia”, pelas características do solo da região colonizada. A descrição era para diferenciar a composição do solo argiloso em que se fixaram: “fulano está morando lá pelas terras de areia", era uma expressão comum nas conversas.

No final dos anos 1800, a economia do vale teve aquecimento importante, em decorrência da navegação através das lagoas Itapeva e Quadros. O Porto do Rio Cornélios (rio também conhecido como Sangradouro de Cornélios), tornou-se movimentado e repleto de agitação e progresso exportando abacaxi e banana. Anos de desenvolvimento da região e a mistura de tantos povos e culturas foi tornando o pequeno povoado e à época ainda era um distrito pertencente a Osório em um local único. Em 1968, o asfaltamento da BR-101 deu ainda mais projeção ao local e aos poucos o movimento emancipacionista tomou forma e resultou na emancipação em 1988.

Atualmente Terra da Areia é conhecida como a capital do abacaxi com importações e exportações da iguaria. Além desta fruta, nas encostas de morros há grande cultivo de banana, cana-de-açúcar, milho, aipim e feijão, também podemos destacar o forte cultivo de  de hortaliças (repolho, couve-flor, feijão-vagem, beterraba, cenoura, rabanete, tomate, alface e berinjela) e flores (cravos, crisântemos e rosas) na região em que a economia também ganha um importante reforço na agropecuária, com destaque para a pequenas propriedades rurais, nas quais a criação de gado de leite tem lugar especial nas zonas de campos e banhados, próximos aos rios e lagoas.

No seu lema, o município deixa claro que segue firme nas suas origens de ser um local receptivo e hospitaleiro que dá condições para que famílias e negócios prosperem: "Terra de Areia, Terra de Todos". O município  tornou também parte da Sicredi Caminho das Águas quando em 23 de janeiro de 1999 nos afixamos na cidade com uma agência pronta para atender a comunidade. Associados que já tinham conosco cum relacionamento de longa data ganharam um local mais próximo para realizar seus negócios, associados recém-chegados tiveram a partir dali a oportunidade de estreitar os laços e conhecer o Sicredi e a comunidade de se desenvolver junto ao cooperativismo e evidenciar ainda mais a união e o poder de colaboração de seu povo.

É um orgulho estar junto aos terrareense realizando negócios com significado e apoiando na liberação do potencial imenso das pessoas e negócios que fazem parte desta comunidade.  Desejamos uma longa história de prosperidade a Terra de Areia!

RF_Sicredi_AgenciaTerradeAreia-32.jpg
Terra de Areia.png

AUTOR: Thamires Rosa

                Intérprete da Cultura

DATA: 13 de abril de 2023

TAGS:  #SicrediCaminhodasAguas #DNAAcreditador #liberaropotencial #Acreditadores #centenário #100anos #rumoaos100juntos #terradeterra

logo_sicredi.png
bottom of page