top of page

Xangri-lá: a cidade dos sonhos realizados

Em 1933 o escritor britânico James Hilton escreveu um livro no qual nos apresentou um mundo mágico e fantástico onde as pessoas que lá permaneciam conservavam sua juventude. O local ficava em meio as montanhas do Tibet e, além das cordilheiras exuberantes, um misterioso mosteiro dava um ar de fantasia, um paraíso de paisagens deslumbrantes para se encantar. Para a obra ele deu o nome de Horizonte Perdido e ao magnífico lugar saído da sua fértil imaginação, batizou de Shangri-lá, onde não existe o mal, e a vida cresce em amor e sabedoria. É a terra de pessoas felizes, da beleza, da simplicidade e da tranquilidade.

O romance aventuresco fez muito sucesso e virou um filme alguns anos mais tarde e Shangri-lá virou sinônimo de paraíso almejado por muitos. Em alguns lugares, a grafia acabou sendo alterada para Xangri-lá, que foi então, por toda a mística e significado que a obra trouxe, o nome escolhido para uma cidade que surgiu oficialmente em 26 de março de 1992 no litoral norte gaúcho. Bem distante das montanhas tibetanas, mas com paisagens tão deslumbrantes quanto as descritas por James Hilton, o novo município que antes fazia parte de Capão da Canoa se emancipou e hoje celebra seus 31 anos.

Hoje com quase 17 mil habitantes, Xangri-lá se desenvolveu e se transformou em uma grande cidade nestas mais de três décadas de história. O município tem um grande foco na construção civil, sendo os segmentos de condomínios uma parcela significativa dos negócios, mas outras empresas e comércio diversificado na região também segue em constante crescimento. As praias de Atlântida, Xangri-lá, Remanso, Maristela, Marina, Arpoador, Coqueiros, Noiva do Mar e Rainha do Mar que fazem parte do município são destinos concorridos para veraneio, com suas diversas opções de casas noturnas e experiências gastronômicas. A praia de Atlântida tem maior destaque por ser palco do Festival Planeta Atlântida que reúne artistas nacionais e internacionais e atraem os amantes da música de todo estado e pelo evento Paleta Atlântida, uma grande competição de assadores amadores na beira da praia que está pleiteando entrar para o Guinness Book como o maior churrasco do mundo.

Sabe o que mais tem em Xangri-lá, localizado bem no centro da cidade com espaços amplos e bem iluminados, distribuídos em 312 metros quadrados? A agência Sicredi que foi inaugurada no final de 2022. Uma agência moderna, aconchegante e belíssima, pensada nos mínimos detalhes para que nossos associados e comunidade possam aproveitar todos os espaços com conforto e segurança. A agência chegou para proporcionar a melhor experiência e como forma de consolidar nosso relacionamento com Xangri-lá que já é de longa data, e muito nos orgulha apoiar o município na liberação do seu imenso potencial. Neste aniversário de 31 anos, a Sicredi Caminho das Águas reforça nossa admiração pela cidade, assim como nossos laços com os xangrilenses para que juntos possamos continuar a realizar feitos incríveis.

Se a Shangri-lá de James Hilton era apenas fruto de sua imaginação, a Xangri-lá que faz parte da área de atuação da nossa cooperativa é bem real, majestosa e a cada dia que passa mostrando mais possibilidades de se desenvolver.  Assim como a homônima da obra, é uma cidade dos sonhos, mas por aqui, estes sonhos são ampliados e realizados com muita dedicação, trabalho, união e visão de futuro. Parabéns, Xangri-lá. Seguimos sempre juntos!

_DTF9274.jpg
_DTF9165.jpg

AUTOR: Thamires Rosa

                Intérprete da Cultura

DATA: 26 de março de 2023

TAGS:  #SicrediCaminhodasAguas #DNAAcreditador #liberaropotencial #Acreditadores #centenário #100anos #rumoaos100juntos #Xangri-la

logo_sicredi.png
bottom of page