top of page

Memórias Caminho das Águas

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaTramandai-69.jpg

Tramandaí:  uma praia de oportunidades

Hoje, a pesca na ponte sobre o rio ou na plataforma no mar permanece uma das principais atrações da cidade, juntamente com sua rica tapeçaria de histórias e cultura. A Sicredi Caminho das Águas celebra a incrível trajetória de Tramandaí, uma cidade que floresceu graças à determinação e paixão de seu povo. Parabéns, Tramandaí, pelo seu contínuo crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos!

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaStoAntonio-72.jpg

A terra da rapadura, do sonho e da cachaça

Em uma sexta-feira, dia 18 de junho de 1993, alguns dias antes do outono findar, a nossa cooperativa, enxergando o potencial da cidade, abriu as portas da sua agência bancária para a comunidade. Um marco importante para a cidade e para o Sicredi que iniciava ali sua conexão próxima e produtiva com a cidade e um relacionamento duradouro com seus habitantes.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_Igrejinha-24.jpg

Igrejinha: da imigração alemã à produção de calçados - uma jornada fascinante

A Sicredi Caminho das Águas tem imenso orgulho de fazer parte da história de Igrejinha, uma cidade que nasceu e se desenvolver de forma cooperativa, contanto com a força e a união de seu povo e que com certeza muito potencial para continuar crescendo e se desenvolvendo. Parabéns, Igrejinha pelos seus 59 anos!

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaTorres-34.jpg

Torres: belezas naturais, cultura e comunidade vibrante

Em um lugar encantador, onde o mar e a terra se encontram com majestosa harmonia, banhado pelo sol do sul surge um local cuja história nasce nos tempos mais remotos e se estende a histórias que contam sobre tribos indígenas habitavam a região e conheciam seus segredos e encantos.

fundo_botao.png
Palmares.jpg

Palmares do Sul: onde a história e a natureza se encontram

Essa fascinante cidade do litoral norte gaúcho é um testemunho vivo da história, da adaptação e da perseverança daqueles que a habitam. Desde a sua base econômica até o nome que carrega, Palmares do Sul é um lugar repleto de curiosidades e benefícios que a tornam única e especial.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_TresCoroas-24.jpg

Três Coroas: um mundo novo de oportunidades e aventuras

Ao longo da história, a Colônia de Santa Maria do Mundo Novo mudou de nome várias vezes, sendo chamada de Santa Maria de Cima, Distrito Mundo Novo, entre outros. Porém, inspirados em um pinheiro de Araucária com três copas, que os moradores chamavam de coroas, o local passou a ser conhecido como Três Coroas.

fundo_botao.png
c0110172-232a-4626-8c7e-518e348eae7a.jpg

Imbé: a cidade encantadora nascida do encontro das águas

Imbé é uma cidade que nasceu do encontro das águas, um encontro mágico que gerou um dos lugares mais belos e encantadores do Rio Grande do Sul. Conta-se que, há muitos anos, o Oceano Atlântico encontrou-se com o Rio Tramandaí e desta poderosa ação da natureza surge Imbé, um pequeno povoado que cresceu rapidamente, graças à riqueza de suas águas e ao trabalho árduo de seus habitantes

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaParobe-34.jpg

Cooperação e visão de futuro

O Vale do Paranhana é uma microrregião gaúcha localizada no Vale dos Sinos e na Região Metropolitana de Porto Alegre, formada pelas cidades próximas aos rios Paranhana e Rolante. Além da cidade que leva o nome deste último, também fazem parte do Vale os municípios de Igrejinha, Riozinho, Taquara, Três Coroas e a maior cidade da região, Parobé

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaTresCachoeiras-02.jpg

Três Cachoeiras: Onde o Passado e o Presente se encontram

As cachoeiras ainda existem e continuam a ser um dos principais atrativos turísticos da cidade, atraindo visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. É uma história simples, mas que carrega consigo a essência da natureza e da beleza natural da região, que se mantém viva e presente na cultura e na história da cidade.  Foi somente em 1964 que o município de Três Cachoeiras foi oficialmente criado, desmembrando-se de Torres e passando a ter sua própria administração.

fundo_botao.png
thumbnail_image22.jpg

Assembleias, oportunidade de escutar muitas histórias dos associados!

Neste período de assembleias 2023 rodamos todas as agências e ficamos ainda mais próximos dos associados. Isso permite compartilhar informações e estratégias e escutar muitos elogios do nosso atendimento.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaArroiodoSal-34.jpg

Entre o mar e a lagoa, uma imensidão de oportunidades

Celebrando seu trigésimo quinto aniversário neste dia 25 de abril, Arroio do Sal é o maior município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul em extensão de praia. Com 27 quilômetros de beira-mar  que atrai veranistas de todo o estado. Sua localização é privilegiada por ser a única cidade a estar inteiramente entre o mar e a lagoa Itapeva.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_Taquara-35 (1).jpg

Taquara: a resiliência e multipotenciais do município

Nossa parceria já tem mais de duas décadas e a certeza de que nosso relacionamento é duradouro e ainda temos muito o que construir. Atualmente, Taquara possui centenas de propriedades rurais e produção diversificada. O seu Parque Industrial abriga indústrias calçadistas, de beneficiamento de madeira, de produtos químicos, metalúrgicos, eletrônicos e produtos de alimentação, além disso, a cidade conta com um comércio forte e diversificado. Suas paisagens e seus prédios históricos preservam a memória de uma cidade construa por famílias trabalhadoras e colaborativas, assim como o cooperativismo. Seguimos juntos com a certeza de que Taquara é assim como seu lema destaca, um lugar para ficar. 

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaItati-52.jpg

A jovem e repleta de potencial Itati

Em 16 de abril de 1996, emancipou-se de Terra de Areia atualmente possui cerca de 2.397 habitantes, segundo IBGE/2020, com a maioria dos itatienses vivendo na zona rural e impulsionando a economia baseada na agricultura e na produção de flores a cidade de grande potencial natural e paisagístico, mantem sua característica bucólica de cidade do interior com um povo hospitaleiro, paisagens deslumbrantes e muito potencial.

fundo_botao.png
Terra de Areia.png

A Terra de Areia, do abacaxi e das oportunidades

No seu lema, o município deixa claro que segue firme nas suas origens de ser um local receptivo e hospitaleiro que dá condições para que famílias e negócios prosperem: Terra de Areia, Terra de Todos, tornou também parte da Sicredi Caminho das Águas quando em 23 de janeiro de 1999 nos afixamos na cidade com uma agência pronta para atender a comunidade.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaCapao-29.jpg

A cosmopolita Capão onde o Rio Grande se encontra

No início, junto a um pequeno povoado surgiu um armazém de secos e molhados, um hotelzinho de madeira com dois quartos e a longo do tempo muitos outros estabelecimentos foram surgindo para atender tanto os veranistas quanto aquelas famílias que escolheram a região para criar seus laços e seus próprios negócios.  A emancipação do município caponense só aconteceu em 1982 e nasce então, oficialmente Capão da Canoa, com seus 11 balneários e dividido em quatro distritos: Capão da Canoa, Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaRiozinho-42 (1).jpg

Um rio que corta a cidade, uma comunidade unida para crescer 

A água possui inúmeras simbologias oriundas de diferentes crenças e culturas. Dentre elas podemos citar a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força, a limpeza, regeneração entre muitos outros. Independentemente de seu significado simbólico, a água é um recurso natural primordial para a manutenção da vida. Sem água perecemos, e por isto, animais sejam eles considerados racionais ou não, desde os tempos mais remotos tem nos rios e lagos o recurso mais importante para sobreviverem. 

fundo_botao.png
_DTF9274.jpg

Xangri-lá: a cidade dos sonhos realizados

Se a Shangri-lá de James Hilton era apenas fruto de sua imaginação, a Xangri-lá que faz parte da área de atuação da nossa cooperativa é bem real, majestosa e a cada dia que passa mostrando mais possibilidades de se desenvolver.  Assim como a homônima da obra, é uma cidade dos sonhos, mas por aqui, estes sonhos são ampliados e realizados com muita dedicação, trabalho, união e visão de futuro. Parabéns, Xangri-lá. Seguimos sempre juntos!

fundo_botao.png
Maquiné.JPG

Maquiné: caminhos de cascatas e de prosperidade

Neste dia de comemoração, a Sicredi Caminho das Águas gostaria de agradecer a confiança dos nossos mais de 1mil associados e de toda a comunidade maquinense e homenagear está linda história que hoje tem uma data simbólica para festejar. Seguimos juntos para fortalecer ainda mais o círculo virtuoso do cooperativismo e para comemorar juntos ainda mais conquistas. Parabéns, Maquiné!
 

fundo_botao.png
Cuca 1.JPG

A Cuca Centenária da Sicredi Caminho das Águas

Seguindo as celebrações em alusão aos 100 anos da cooperativa,  a Sicredi Caminho das Águas lança um sabor exclusivo de cuca, produzido pela Associação de Cuqueiras de Rolante com a tradicional massa e um recheio repleto de sentido e sigificado.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_AgenciaSapiranga-01.jpg

A orgulhosa cidade das Rosas

Em uma deslumbrante área de vastas paisagens ocupadas em seus primórdios pelos indígenas das tribos Kaingangues e Guaranis, uma fruta vermelha era abundante. Denominada pelos povos originários de araçá-pyranga, que queria dizer “araçá vermelho”, a fruta com passar de muitos anos, colonização portuguesa e ocupação alemã, acabou ganhando uma abreviação, "a-ça-piranga" e em 1956 se tornaria oficialmente o nome do município que estava sendo criado em 28 de fevereiro e que hoje conhecemos com a grafia e pronúncia de Sapiranga.

fundo_botao.png
Rolante.jpg

Cidade da cuca e o berço da Sicredi Caminho das Águas

A história do município de Rolante que completa neste dia 28 de fevereiro o seu 67º aniversário se entrelaça com a Sicredi Caminho das Águas em muitos sentidos. O principal deles é o senso de colaboração e de comunidade de seus moradores que semelhante a uma cooperativa sempre trabalhou para o fortalecimento de negócios locais, para estreitar os laços de amizade e para o bem comum.

fundo_botao.png
RF_Sicredi_CampoBom-26.jpg

De boas pastagens a excelentes negócios

A Sicredi Caminho das Águas se orgulha de contar com quase 5 mil associados e com toda a comunidade, para juntos transformamos ainda mais a cidade através da cooperação. Parabéns, Campo Bom pelos seus 64 anos e história, pioneirismo e desenvolvimento. Seguimos sempre juntos realizando negócios com significado!

fundo_botao.png
Foto de Thamires(1).jpg

Sobre uma sexta-feira memorável

Ao entardecer de uma sexta-feira, para finalizar a semana, fizemos a entrega de um relógio símbolo de carinho e agradecimento mútuo entre o Sicredi e a Comunidade de Osório. Semeando a cooperação os associados plantaram flores ao redor do canteiro do relógio.

fundo_botao.png
Celebrações de Ano Novo

Muito mais do que 2022 motivos para comemorar

No dia 01 de janeiro de 2022 tínhamos planos, sonhos, ideias, estratégias e um vislumbre do que como cooperativa almejávamos para o ano que estava começando. Como todo início de um novo ciclo marcado pelo calendário gregoriano chega repleto de uma nova energia, e possibilidades. Perdoe a analogia trivial, mas um novo ano é uma página em branco que podemos preencher como quisermos.

fundo_botao.png
Evento Sicredi-251.jpg

Fora da caixinha: reinventando a forma de se relacionar e fazer negócios

Com objetivo de celebrar, de reencontros e de ampliar a consciência sobre negócios, relacionamento, autonomia e responsabilidade aconteceu no dia 17 de dezembro, no Clube 15 de Novembro na cidade de Campo Bom, um encontro muito especial e esperado pelos 346 colaboradores da Sicredi Caminho das Águas.

fundo_botao.png
IMG-20220803-WA0019.jpg

Um momento para abrir a cuca e saborear novas ideias

O Cuca Aberta é um fórum de diálogos transparentes e construtivos e uma forma de estarmos ainda mais próximos, incentivando a horizontalidade. Em qual empresa que você conhece que o diretor executivo visita os colaboradores para comer cuca e ouvir? E falando em ouvir e contribuir, as pautas que surgem são diversas, cada agência tem seus próprios assuntos, questionamentos, histórias e construções o que torna o encontro sempre surpreendente e de muitas novas ideias.

fundo_botao.png
aniver.JPG

Uma cooperativa, muitas formas de contar 

Nosso Semeador da Cooperação, Presidente do Conselho de Administração da cooperativa Celso Trentin em sua fala em alusão a comemoração do nosso aniversário de 99 anos que aconteceu no dia 28 de outubro levantou a seguinte questão: Será que o Padre Jorge Annecken e os 26 produtores rurais que se reuniram em Rolante em 1923 para iniciar um singelo movimento de colaboração e apoio mútuo tinham ideia de tudo que seria construído? 

fundo_botao.png
teal1.JPG

Um festival de experiências e conexões

o dia 28 de setembro aconteceu a 2ª edição do Festival Teal Brasil. Este ano o tema central das discussões foi sobre reinventar as formas de trabalhar e, claro, a Sicredi Caminho das Águas não poderia ficar de fora, afinal, este assunto é um tópico pulsante na cultura evolutiva da nossa cooperativa e a parceria com o Festival Teal nos fortalece, nutre e nos conecta com este ecossistema tão rico e inovador repleto de empresas que quebram todos os dias as crenças e os paradigmas.

fundo_botao.png
IMG_20220721_143256_146.jpg

Um registro em palavras da Cuca Aberta em Nova Hartz

Em uma manhã agradável, quase quente, de aproximadamente 18 graus, bem atípico calor para data 21 de julho de 2022, a agência Sicredi de Nova Hartz recebeu a visita da Paula, Guardiã da Prosperidade, e do Sherlei, Farol da Cultura, para o 1º encontro Cuca Aberta com a célula agência.

fundo_botao.png
20220915_141247.jpg

O dia 05 de Agosto

Confira o texto da colega Andreza Bernardo destacando sua trajetória na Sicredi Caminho das Águas.

O dia 05 de agosto e seus momentos marcantes de evolução pessoas e profissional.

fundo_botao.png
0946c94f241a5bf1c24477169ba0b6f1.jpg

Um momento para pensarmos em nossos “comos e porquês” do cotidiano

No final de junho nossos parceiros da Lobo Lab vieram até a capital nacional da Cuca para ministrar uma oficina bem diferente daquelas que estávamos acostumados por aqui.  Nosso colegiado estratégico e mais alguns colaboradores reuniram-se durante dois dias para ampliar a consciência dos nossos porquês.  Por que fazemos o que fazemos da forma que fazemos?

fundo_botao.png
Foto de Thamires (2).jpg

Todos juntos para aquecer o inverno de quem precisa 

 
Nossa cooperativa tem uma campanha de arrecadação de agasalhos. Ela começa um pouco antes de se iniciar a estação mais fria do ano e dura até metade do inverno. Denominada Termômetro do Bem, a ação incentiva nossos colaboradores, associados e comunidade a olharem de forma mais atenta para seus armários e dividir seus agasalhos que são pouco ou nunca usados com quem precisa. Uma forma de “subir a temperatura” da solidariedade e aquecer corpos e corações neste clima gelado gaúcho. 

fundo_botao.png
VC 2.JPG

Incluir mais pessoas no sistema cooperativo financeiro 

Acredito que se você chegou até aqui já deva ter ouvido falar que a nossa cooperativa, a Sicredi Caminho das Águas, tem uma visão compartilhada de incluir mais pessoas no sistema financeiro cooperativo. Esta frase surgiu como forma de traduzir o que queríamos até o nosso centenário: aumentar a base de associados, fortalecer o círculo virtuoso do cooperativismo e liberar o potencial das pessoas e negócios da nossa área de atuação. 

fundo_botao.png
Iluminação decorativa

No lugar de um problema, três alternativas

Texto do Farol da Cultura. Sherlei Zucchetti sobre liderança originalmente publicado  na página oficial do Capitalismo Consciente Brasil que pode ser acessado neste link

fundo_botao.png
Sem-titulo.png

Dia de Cooperar:  fortalecendo a corrente do bem 

Com objetivo de consolidar, potencializar e dar estímulo a ações cooperativistas em todo território nacional, no primeiro sábado do mês, que este ano foi o dia 02 de julho, é realizado Dia de Cooperar ou “Dia C” como é popularmente conhecido. Esta é a data escolhida para que as cooperativas, seus colaboradores e associados realizam iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo. As ações não se restringem apenas ao sábado e a semente da colaboração plantada neste dia cresce e se fortalece o ano todo. 

fundo_botao.png
291435740_5115204558529227_8653352588790835298_n.jpg

70 mil potenciais liberados 

Em agosto de 2021 alcançamos a marca de 50 mil associados, no início deste ano fechamos mais um referencial com 60 mil e em pouco mais de seis meses já somos 70 mil pessoas e seus negócios fazendo parte do cooperativismo e fortalecendo o desenvolvimento de toda a região. Sim, um grande motivo para celebrar pois não é apenas mais 10 mil associados, são 10 mil sonhos, famílias, empresas, realizações e potenciais que se somam aos que já estão conosco e isto não é apenas um grande feito quando olhamos para os números, mas é o propósito e a visão compartilhada por todos os acreditadores refletida em mais um marco alcançado. 

fundo_botao.png
Nuvem de palavras 500 dias.JPG

500 dias para os 100 anos

O dia 15 de junho de 2022 é mais um daqueles dias que temos orgulho de presenciar. Um marco para a nossa cooperativa e para todos os acreditadores: 500 dias nos separam de sermos centenária.

fundo_botao.png
Dia das Mães.JPG

Um recado para as mães

E com uma cooperativa quase que centenária, também se torna um desafio inovar em ações anuais como esta e de forma genuína e verdadeira surpreender nossas mamães. Atividades alusivas a datas comemorativas precisam ter sentido e significado e não apenas uma desculpa para distribuir presentes. Em 2022, a ação proposta para homenagear as mamães foi deixar quem realmente entende, sente e vivência todo este amor se expressar. 

fundo_botao.png
tempos modernos.jpg

Negócios com signficado substituindo a meta tradicional

No clássico filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos é retratado de forma cômica, mas bastante realista como, em plena revolução industrial funcionava a jornada de trabalho e as atividades nas fábricas.  Comando e controle, tarefas mecanizadas, colaboradores desmotivamos e realizando atividades manuais repetitivas, sendo tratados como engrenagens de uma imensa máquina: o retrato doas organizações laranjas descritas por Frederic Laloux em sua obra Reinventando as Organizações.   Contrapondo esta visão, o que a Sicredi Caminho das Águas está construindo em sua cultura evolutiva é o oposto do que é retratado no filme, na jornada rumo a organização Teal baseada em propósito evolutivo, autogestão e integralidade, os negócios vão muito além do lucro.

fundo_botao.png
20220524_093052.jpg

Liberando potencial e fazendo a diferença na comunidade 

Nossa cooperativa Sicredi Caminho das Águas é uma empresa de propósito. O nosso é o de liberar o potencial das pessoas e dos negócios e para ir de encontro a este objetivo, quem faz parte da nossa cooperativa, tem uma visão compartilhada de incluir mais pessoas no sistema financeiro cooperativo. A fim de abraçar esta visão compartilhada tão grandiosa, torna-se urgente olhar com mais atenção e empatia para todas as pessoas e verdadeiramente procurar formas de conhecer, compreender e incluir os mais diversos grupos que podem ser considerados invisíveis. Como mencionado na pesquisa, um destes grupos é o público feminino. 

fundo_botao.png
20220514_191728.jpg

O tempo de inovar é agora 

Nos dias 13 e 14 de maio no HUB One Feevale em Novo Hamburgo aconteceu o primeiro Hackatime - Tempo de inovar, um evento disruptivo, inovador e muito desafiador que uniu 30 acreditadores da Sicredi Caminho das Águas e 30 colaboradores da Sicredi Pioneira em prol de um objetivo em comum: como tornar o Sicredi a principal instituição financeira do associado e atrair novos? 

fundo_botao.png
20220407_123859.jpg

Conteúdo, inovação e futuro na Serra Gaúcha 

Quando pensamos em Gramado, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é turismo. Aquele friozinho característico, fondue, a foto clássica na Rua Torta e tudo mais que um visitante espera do destino mais desejado do solo gaúcho que atrai milhares de turistas de todas as partes do Brasil. 

Na contramão do que se espera, um grupo de acreditadores subiu a serra nos dias 7, 8 e 9 de abril para uma experiência um pouco diferente do que turistar na Europa brasileira, o intuito da viagem foi participar do maior evento de brainstorming de inovação da América Latina, o Gramado Summit 2022. Uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação que contou com diversos palcos de conteúdos simultâneos, 200 palestras e 300 expositores nos três dias de evento

fundo_botao.png
20220316_144356.jpg

Somos eternos aprendizes

Uma situação comum que provavelmente todas as nossas versões infantis já passaram, aquela vontade absurda de terminar a escola e nunca mais estudar. Aí você cresce e percebe que depois da escola precisa de uma faculdade, cursos ou algum tipo de especialização para conseguir um certificado e exercer determinada atividade ou profissão, mas depois que você consegue um emprego a necessidade de aprender vai ficando cada vez menor, certo? Errado. 

fundo_botao.png
IMG-20220315-WA0030.jpg

Nadando em possibilidades e negócios com significado 

Você já ouviu falar sobre a piscicultura? A prática consiste na produção de peixes em ambientes controlados, uma atividade aquícola que possui diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tanques-rede, entre outros, e pode contemplar uma grande variedade de espécies e graus de intensidade de produção. 

fundo_botao.png
PPR 2021.JPG

Reconhecimento

No dia 24 de fevereiro de 2022 tivemos um marco histórico na cooperativa, recebemos o nosso PPR referente aos resultados do ano passado. Mas o que de histórico pode ter? Afinal todos os anos ganhamos o PPR. Pois bem, nem sempre foi assim e isso que torna este momento ainda mais especial.

fundo_botao.png
IMG-20211126-WA0014.jpg

O que faz teus olhos brilharem? 

Quando somos crianças, conhecendo o mundo e aprendendo aos poucos a decifrar a complexidade das coisas e das pessoas, naturalmente temos um maior deslumbramento para as situações, nos encantamos a cada novo encontro, novo objeto ou pessoa que conhecemos e nossos olhos brilham frente todas as possibilidades que a vida nos apresenta. 

fundo_botao.png
dia da mulher.JPG

Dia da Mulher na Cooperativa 

O dia 08 de março é conhecido mundialmente por ser o Dia Internacional da Mulher. Uma data cheia de significado, marcada por uma história triste e de superação, atualmente este dia é comemorado por todos com alegria e um sentimento de vitória. 

fundo_botao.png
Gt Muher.png

Equidade de gênero: um olhar de empatia para as mulheres 

Nossa cooperativa Sicredi Caminho das Águas é uma empresa de propósito. O nosso é o de liberar o potencial das pessoas e dos negócios e para ir de encontro a este objetivo, quem faz parte da nossa cooperativa, tem uma visão compartilhada de incluir mais pessoas no sistema financeiro cooperativo. A fim de abraçar esta visão compartilhada tão grandiosa, torna-se urgente olhar com mais atenção e empatia para todas as pessoas e verdadeiramente procurar formas de conhecer, compreender e incluir os mais diversos grupos que podem ser considerados invisíveis. Como mencionado na pesquisa, um destes grupos é o público feminino. 

fundo_botao.png
PPR 2021.JPG

A soma dos nossos potenciais é incrível 

Em um ambiente evolutivo as mudanças são constantes, todos os dias a evolução transforma conceitos e crenças e nos desafia a pensar fora da caixa e questionar o status quo para avançarmos. Nossa cooperativa iniciou esta jornada evolutiva e diariamente somos convidados a nos experimentar em algo novo.   Passamos a nos organizar por células, com objetivo de fortalecer nossa conexão e ter um espaço para troca de boas práticas e experiências.

fundo_botao.png
271852741_4618234258226262_2017897116784739752_n.jpg

Vivendo experiências incríveis com o Juntos 

Neste mês de fevereiro de 2022 o programa de fidelidade do Sicredi chamado Juntos comemora seu primeiro aniversário ativo na Sicredi Caminho das Águas. Nossa plataforma de troca de pontos foge do senso comum de servir apenas para que as empresas lucrem mais com a repetição de compra, acumulo de pontos para tirar vantagem dos clientes e ter muitas letrinhas miúdas que no fim tornam este tipo de iniciativa mais uma dor de cabeça do que um programa de fidelidade assertivo. 

fundo_botao.png
pets.JPG

Pets na Agência

Esta semana fui surpreendida com a novidade de que na agência de Rolante agora é permitido a entrada dos associados acompanhados de seus pets. É visível como aumentou o número de pessoas que adotaram um pet para lhes fazer companhia, então esta novidade é bem-vinda. 

fundo_botao.png
imagem 2.JPG

O relacionamento 

De uma prospecção no atendimento ao BackOffice, para mais pessoas incluídas no sistema financeiro cooperativo mostrando que nosso relacionamento próximo com os associados fortalece o círculo virtuoso. Era uma sexta-feira corrida na agência quando um não- associado, mas sócio de uma empresa associada, estava realizando saque de valores no BackOffice - para quem não conhece, nossa cooperativa não possui caixa, mas sim um atendimento diferenciado aos nossos associados - quando trouxe a dor, e até mesmo o medo de estar se expondo ao perigo para realizar o pagamento dos seus funcionários em espécie. 

fundo_botao.png
Segure o bebê

Cuidando do presente para semear um excelente futuro 

Já falamos aqui que a família é o nosso primeiro exemplo de cooperação, onde aprendemos a colaborar e a liberar nosso potencial. O núcleo familiar também é aquele primeiro empurrãozinho no que se refere ao nosso bom relacionamento com o dinheiro e a ter uma saúde financeira em dia. É em casa que aprendemos o preço e o valor das coisas e estes ensinamentos a gente leva para vida toda. 

fundo_botao.png
Falando em telefones

Cuidado nos detalhes

Todos os dias quando nós acreditadores acordamos, assumimos um compromisso com a gente mesmo de dar o nosso melhor. O nosso máximo não é uma constante, tem dias bons, dias melhores e tem aqueles dias que que ficam aquém das expectativas - e tudo bem- mas o importante é a constância e a coerência no que fazemos.  O DNA Acreditador está presente em cada um de nós, e cabe a cada um exercitá-lo nas atividades de nosso cotidiano.

fundo_botao.png
reunião de negócios

Movimento Cooperativista

Parecia um dia normal de trabalho, e daqueles que nem abre a agência e lá na frente já se formou uma grande fila aguardando atendimento. A equipe estava reduzida devido ao afastamento de alguns colegas que foram contaminados pelo vírus da covid-19, que infelizmente voltou com tudo neste começo de ano.  Pois bem, e é em um dia como esse que me deparo com uma bela história, daquelas que precisam ser contadas, das que verdadeiramente representam a nossa cooperativa. 

fundo_botao.png
Capturar.JPG

Gratidão de um presente

Sempre que recebemos um presente, seja de um familiar, amigo ou do amor da nossa vida, sabemos que ele está relacionado a troca de carinho, sentimento amoroso ou uma data especial. E quando recebemos um presente de um associado, o que está relacionado? O que verdadeiramente está por traz deste presente? Será gratidão, carinho, admiração pelo atendimento recebido? Pois bem, não tenho uma resposta certa para isso.

fundo_botao.png
Negócio feito

Ser simples, próximo e ativo

Nosso DNA Acreditador possui três atitudes essenciais: mindset de crescimento, cuidado e dor de dono.  Muito além de palavras bonitas, estes conceitos são comportamentos esperados de cada acreditador que faz parte da nossa cooperativa diariamente. Nossos negócios são realizados com significado e nosso relacionamento simples, próximo e ativo com nossos associados tem como objetivo incluir mais pessoas no sistema financeiro cooperativo, liberar potencial e proporcionar a melhor experiência.

fundo_botao.png
Cortinas e Persianas

Um olhar pela janela 

Tem sido momentos de um olhar mais atento, um olhar mais sensível, ou quem sabe mais crítico e por vezes mais amável, é assim que tenho me percebido, após os encontros da jornada da escrita. Buscando com esse olhar acompanhar também, a minha janela, ao olhar para ‘’janela’’ da vida Sicredi Caminhos das Águas, tenho relembrado alguns momentos já vivenciados, foram vários desafios, momentos difíceis, momento alegres, conquistas, e teve sonhos realizados. Ah e teve também colegas passageiros, outros que trocaram a estação de trabalho, teve quem buscou novos ares, e o que posso dizer é que todos marcaram o seu espaço em minhas histórias, quando olho por essa janela. 

fundo_botao.png
IMG-20220629-WA0015.jpg

Uma jornada de acreditar 

Sempre acreditei na filosofia de que as coisas acontecem porque precisam acontecer, tem um motivo maior para isto. Na hora pode não fazer sentido, mas depois vão fazer.  Comecei a trabalhar em instituição financeira em 2017, como estagiária em um banco

fundo_botao.png
download.jfif

Uma feira repleta de possibilidades de liberar o potencial dos negócios

Liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Uma frase muito bonita e que, para nós acreditadores tem um significado mais profundo e transformador. Estas palavras traduzem nosso propósito, nosso motivador para a realizar nossos negócios com significado e fortalecer o círculo virtuoso do cooperativismo.

fundo_botao.png
Vias férreas

Acreditar é uma escolha que todos podem fazer

Ser um acreditador e ter o DNA presente nas atitudes e na forma de se relacionar com as outras pessoas não se restringem apenas aos colaboradores da Sicredi Caminho das Águas. Encarar os desafios e agir com mindset de crescimento, dor de dono e cuidado é uma forma de viver e ver oportunidade onde a maioria vê obstáculos e pode acontecer com os acreditadores da cooperativa e outros tantos acreditadores espalhados por aí.

fundo_botao.png
20220119_102155.jpg

O espaguete, o marshmallow e a cultura evolutiva

Já ouviu falar sobre o mundo BANI? O acrônimo das palavras Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não-linear) e Incomprehensible (incompreensível) descreve o mundo que vivemos hoje. Podemos chamar de uma evolução do termo já conhecido, VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) surgido na década de 90. O conceito BANI é recente, surgiu em 2018, mas seu sentido e significado afloraram e potencializaram durante o período da pandemia.

fundo_botao.png
morangos

Morangos da felicidade

Dos mais simples acontecimentos, saem as maiores recordações. Isso aconteceu em Rolante em uma tarde não tão ensolarada, mas aquecida pelo movimento e atendimento aos associados que ocorreram diariamente. 

fundo_botao.png
Adobe Stock_397352648

Ostra feliz não faz pérola 

Um processo de evolução, apesar de contínuo e exponencial, quase nunca acontece de forma linear e sem percalços ou dores.  Já dizia a frase célebre que é título de uma famosa obra de Rubem Alves e foi repetida mais de uma vez durante as lives do Geralmente Quinta-Feira: “Ostra feliz não faz pérola”.  É foi sobre estes grãozinhos de areia que causam dor e incômodo, mas que são necessárias para crescer, evoluir e produzir as mais belas e raras pérolas que aconteceu um encontro no dia 17 de janeiro de 2022 para trocarmos sobre o papel os Inspiradores do Desenvolvimento da Sicredi Caminho das Águas. 

fundo_botao.png
Cópia de dna.png

As ferramentas mudam, mas nossa jornada segue seu caminho 

Nossa primeira videoconferência semanal de 2022 com os acreditadores aconteceu, excepcionalmente, em uma manhã de quinta-feira em que os termômetros marcavam mais de 30 graus celsius já logo cedo, indicando um dos dias mais quentes deste verão.

fundo_botao.png
Celebração de Ano Novo

Um ano para lembrar

É um clichê daqueles que repetimos mesmo sem querer: na última semana do ano fizemos um balanço dos acontecimentos passados e relembramos o que vivemos, avaliando se o saldo foi positivo ou negativo. Pois bem chegou este momento para nossa cooperativa, o instante de relembrar um ano tão importante e peculiar para o mundo, para a Sicredi Caminho das Águas e com certeza para todos os acreditadores, seja o motivo que for.  Um ano que iniciou em plena pandemia. 2020 já não havia sido fácil, todavia este ano em especial já nasceu sem uma projeção favorável, mas contando com a esperança de um dia melhor de todos.

fundo_botao.png
dna_edited.png

Cuidado: sentido e significado para os Acreditadores 

CUIDADO. Aos desavisados que leiam esta palavra sem um contexto adequado ela pode remeter a atenção a algum perigo: Cuidado mantenha a distância!  Todavia para nós, acreditadores, ela tem um significado diferente que remete a origem da palavra que vem do latim. Cogitātus, que é 'meditado, pensado, refletido'. O cuidado para nossa cooperativa é pensar nas pessoas, nas tarefas, nos relacionamentos e nos negócios. 

fundo_botao.png
272863889_4685338034849217_809902575966181745_n.jpg

60 mil, juntos! 

Durante o almoço recebi via carrossel de fotos no feed do Instagram, a notícia de que tínhamos chegado à marca de 60 mil associados. Isso seria basicamente encher a Arena no Grêmio em Porto Alegre, ou quase o número total de pessoas que foram assistir aos shows do Planeta Atlântida em 2020.

fundo_botao.png
272863889_4685338034849217_809902575966181745_n.jpg

60 mil pessoas incluídas no sistema financeiro cooperativo

Em agosto de 2021 comemoramos o marco histórico para nossa cooperativa. Alcançamos 50 mil associados, metade do que nossa visão compartilhada tem como objetivo acordado para o centenário:  chegar aos 100 anos com 100 mil associados. Uma visão otimista e desafiadora a de incluir tantas pessoas no sistema cooperativo financeiro até 2023, mas que conta com os acreditadores e seu DNA que tem como atitudes o mindset de crescimento para enxergar oportunidades nos desafios e pensar fora da caixa para alcançar nossos objetivos, a dor de dono para ter sempre o compromisso e a responsabilidade com nossa cooperativa, nossos associados e nossos negócios com significado e o cuidado com todas as partes do processo para oferecer a melhor experiência, as soluções mais adequadas e o relacionamento próximo e com interesse genuíno em nossos associados e comunidade. 

fundo_botao.png
272863889_4685338034849217_809902575966181745_n.jpg

60 mil realizações 

A comemoração se dá pelo nosso propósito, cada dia mais vivo em cada um de nós: “Liberar o potencial das pessoas e negócios”. Este propósito cheio de significado nos motiva a cada dia, para trazer para o sistema cooperativista mais associados. 

fundo_botao.png
IMG-20220627-WA0039.jpg

Um carrinho de bebê, uma cadeira de rodas e os associados no centro da melhor experiência 

Já falamos muito por aqui sobre como estamos apoiando na liberação do potencial das pessoas e dos negócios através de histórias contadas pelos nossos acreditadores e associados. Hoje, o texto tem um tema mais voltado a nossa visão compartilhada, especificamente para uma palavra que compõe a oração: INCLUIR. 

fundo_botao.png
Presente de Natal

Mês 12

Então dezembro chegou, e com ele chega todo um espírito natalino, uma vontade de colocar as reticencias no livro da vida de 2021 e seguir. Uma certa correria, uma certa emoção e assim vamos tocando o último mês do ano, parando um pouco para refletir ao escrever, penso que o clima de dezembro também muda, chega o verão, o sol brilha no mar e desde bem cedinho os pássaros fazem a festa cantarolando e buscando por seus aconchegos. Sinto que a vibração desse mês é única

fundo_botao.png
256065334_4394084060641284_3746697885446791531_n.jpg

Se reinventar é possível e todos precisam saber disto

A Sicredi Caminho das Águas está neste processo de descoberta Teal, construindo junto a seus colaboradores um ambiente de cultura evolutiva, norteado pelo propósito de liberar o potencial das pessoas e dos negócios e em uma jornada de incentivo a autogestão e a integralidade e,  com muito orgulho fomos uma das patrocinadoras do Festival Teal, e além disto, tivemos a oportunidade de contar um pouco sobre a nossa história em um dos diversos painéis que rolaram no decorrer do evento, podendo assim, oferecer a nossa experiência de semear e colher esta flor Teal e compartilhar com quem tiver interesse em cultivá-las também. 

fundo_botao.png
Aperto de mão

O valor de um relacionamento próximo 

Você com certeza já ouviu falar sobre sinistro, não é mesmo? Quando esta palavra é empregada no contexto de seguro, sinistro é quando um acontecimento previsto no contrato do seguro ocorre. Este acontecimento, normalmente é uma tragédia que coloca em risco a vida ou o patrimônio do segurado e ter o seguro contratado conosco, como cooperativa tomemos as providências necessárias para garantir a melhor solução para a problema em questão. De todo modo, ser surpreendido por um sinistro é um infortúnio que ninguém quer passar.

fundo_botao.png
Seleção de fotos

Um olhar extraordinário!

E lá se foram quatro ano, muitos destes passados por momentos tensos, momentos de frio na barriga onde a ansiedade tomava conta. E com o passar dos dias os novos desafios se tornaram a nova rotina. Até o dia que recebi o convite de participar da oficina da escrita e com isso ressignificando meus atendimentos, com um olhar mais atendo e prestativo ao que está por traz de cada solicitação, considero o convite como um chamado, uma oportunidade de [TdSR1] contar um fato ou apresentar alguém para todos.

fundo_botao.png
IMG-20211102-WA0010.jpg

O sonho não acabou

Na minha trajetória na cooperativa tive o prazer e a oportunidade de conhecer um senhor de quase 60 anos no escritório da Emater de Balneário Pinhal RS, quando eu realizava uma visita, era mês de Outubro de 2019 e esse homem se chamava Alexandre, estatura baixa, cabelos grisalhos, olhos castanhos, pele clara com algumas marcas deixadas pelo tempo e pelo sol, voz calma e de tom baixo, ele era um pescador daquela praia a mais de 50 anos diria que por toda sua vida, era proprietário também de um pequeno estabelecimento que havia sido construído em cima de uma duna em uma área de preservação ambiental na beira mar de Balneário Pinhal, existia a mais de 20 anos e era chamado de Restaurante do pescador.

fundo_botao.png
Pesquisar e escrever

Minha história no Sicredi

Venho por meio deste texto falar sobre meu desenvolvimento no Sicredi Caminho das Águas, tanto pessoal, quanto profissional.  Iniciei minha carreira na cooperativa em julho de 2013, com 19 anos. Esse foi meu primeiro emprego formal, pois até o momento trabalhava com meus pais na agricultura. Eu era iniciante de licenciatura em Matemática e comecei no Sicredi de Itati como estagiária.

fundo_botao.png
Vista da cidade

O desafio da mudança

Se desafiar, faz parte da natureza humana para buscar evolução. O ato de encarar uma tarefa como um desafio, pode estar intimamente ligado, a uma fraqueza não trabalhada e que por sua vez, ao aprofundar o assunto, a então fraqueza pode revelar uma habilidade antes adormecida.

fundo_botao.png
Paternidade

Gratidão

Tenho vários acontecimentos que posso estar relatando aqui nesse meu pequeno texto, mas queria deixar memorizado esse momento da minha vida, que com certeza foi o mais marcante, inesquecível e incomparável: o nascimento do meu filho. 

Confira  o relato emocionante do Acreditador Eduardo.

fundo_botao.png
IMG-20210804-WA0054.jpg

Sicredi Caminho das Águas cada vez mais próximo de se tornar centenária

Como escutamos muito nesta semana de aniversário: a jovem senhora Sicredi Caminho das Águas completou 98 anos no dia 28 de outubro de 2021. Que momento maravilhoso para pertencer a esta cooperativa e que honra fazer parte desta história que desde seu início com o Padre Jorge Aneken é construído a muitas mãos. Mãos estas que se empenharam a deixar um legado de cooperação e desenvolvimento para que todos possam crescer e se fortalecer com o cooperativismo e o que ele representa no mundo, e para cada um de nós.

fundo_botao.png
IMG-20220105-WA0062.jpg

Um caminhão de possibilidades 

Aqueles que desbravam os caminhos do Vale do Paranhana e do litoral norte gaúcho, áreas de atuação da Sicredi Caminho das Águas podem ter a sorte de se deparar com um veículo incomum que dificilmente passará despercebido. Um caminhão verde com desenhos de personagens peculiares é a nova Agência Móvel da nossa cooperativa. Talvez de passagem você não perceba, mas este veículo tem muitas singularidades, além de sua identidade visual chamativa.

fundo_botao.png
Dia do Estagiário 2021 (1).jpeg

Que nunca se perca o frio na barriga das primeiras vezes 

Era uma vez uma cooperativa que frente aos desafios e percebendo que poderia ir muito além se permitindo novos caminhos embarcou em uma jornada de transformação rumo ao desconhecido.   Com muita reflexão e teorias embasadas em autores extraordinários que falam de disrupção, propósito e propõem uma forma de reinventar as organizações hierárquicas onde o comando e o controle engessam a criatividade e a motivação, iniciamos um processo de mudança, norteado pela autogestão e pela cultura evolutiva.

fundo_botao.png
WhatsApp Image 2021-08-06 at 10.23.42 (3).jpeg

O perfume do Caminho das Águas

Sempre pensando em formas de melhorar a experiência de nossos associados e de o colocarmos no centro do nosso atendimento e relacionamento, nossa cooperativa criou com o apoio de alguns colaboradores uma identidade olfativa, ou seja, um cheiro exclusivo que através da mistura de aromas e fragrâncias tem como objetivo traduzir o que a Sicredi Caminho das Águas quer transmitir para nossos associados e, através deste cheiro característico que estará marcado em todas nossas agências e pontos de contato com nossos associados e comunidades, criar conexão, memória e experiência.

fundo_botao.png
20210827_085813.jpg

Somos um ótimo lugar para se trabalhar

A cooperativa de crédito Sicredi Caminho das Águas que, em agosto de 2021 junto com o sistema da qual faz parte, foi agraciada com o selo  Great Place to Work, um reconhecimento internacional dado as empresas que os colaboradores elegem como um excelente lugar para se estar por meio de um questionário respondido de forma voluntária a cada dois anos.

fundo_botao.png
Igrejinha.jpeg

Encontros para falar sobre como investir é fácil

No dia 15 de julho de 2021 nossa cooperativa lançou oficialmente uma campanha de investimento chamada Investir é Fácil e fizemos uma breve rodada em alguns agências para falar com os colegas sobre a campanha, investimento e dicas  para levar a informação de que investir é fácil para mais associados.

fundo_botao.png
Código - Terra de Areia.png

Diálogo sobre conduta e ética em Terra de Areia

As cadeiras dispostas em círculo com uma mesa de centro repleta de biscoitos de vários tipos e chás de variados sabores poderia ser um encontro casual de amigas para um chá da tarde, mas na verdade o tema era menos casual do que uma conversa de amigos. Falar de Código de Conduta é assunto sério, mas  com todos dispostos a trocar, o diálogo e o aprendizado tornam tudo mais simples e produtivo.

fundo_botao.png
IMG-20210804-WA0035.jpg

A conquista de 50 mil associadosd

Uma pergunta que deve ter ficado martelando na mente de todos que estão fazendo parte deste momento: qual o significado de conquistar 50 mil associados?

Confira um pouco de como foi a celebração deste marco tão importante para nossa cooperativa.

fundo_botao.png
1.JPG

Novos voos nas asas do condor

Era uma vez, uma professora e um caminhoneiro, duas histórias que viraram uma e que se desdobraram em quatro filhos. Entre eles havia um menino atento e por isso deram-lhe o nome de Álvaro. O sobrenome, por sua vez, já profetizava - ainda que em língua estrangeira - que o guri estava predestinado a fazer conexões. Confira a homenagem ao primeiro Acreditador Álvaro Link por Regina Rapacci.

fundo_botao.png
mapa.webp

Uma história de desafiar as crenças para seguir

Era uma vez, uma história que começou lá atrás, em 1923 com um Padre alemão que atravessou o oceano e desembarcou no Brasil. Seu nome era Jorge Annecken e foi no município de Rolante, no Rio Grande do Sul que ele, com objetivo de ajudar a comunidade a se desenvolver, se reuniu com produtores rurais e fundou uma Cooperativa de Crédito chamada Caixa Rural União Popular de Rolante. 

fundo_botao.png
Cópia de dna.png

Dar o meu melhor

Dar o meu melhor é acreditar que tudo o que fazemos está no nosso DNA, na nossa essência. É ter vontade de fazer mais, de correr atrás, de mostrar o nosso propósito e trazer mais pessoas para esse movimento, para nosso ciclo virtuoso.  

fundo_botao.png
IMG_7325.jpg

Acreditar sempre esteve em nosso DNA

Depois de dois anos de uma pandemia em que nossas conexões presenciais foram quase que extintas, ter um encontro presencial com todos os colaboradores é motivo de comemoração. Soma-se a isto o fato de que no último ano nosso quadro de colaboradores teve um aumento expressivo e, atualmente, somos 327 acreditadores sendo 170 tem menos de um ano de casa.

fundo_botao.png
20211229_091513.jpg

A escolha dos novos acreditadores

Nossa cooperativa está em plena expansão. Mais associados requer mais estrutura nas agências e novas agências e para que o atendimento tenha a mesma qualidade e excelência que prezamos e a experiência do associado seja satisfatória e a melhor a cada dia é indispensável o aumento de quadro de colaboradores.

bottom of page